Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/5016
Título: A relação professor-aluno : um olhar necessário para o contexto
Outros títulos: The teacher : pupil relationship: a view toward the context
Autor: Cruz, Jaqueline
Matos, Margarida Gaspar de, 1956-
Tomé, Gina Maria Quinás, 1973-
Diniz, José Alves
Palavras-chave: Relação professor-aluno
Data: 2015
Citação: Cruz, Jaqueline [et al.] (2015) - A relação professor-aluno : um olhar necessário para o contexto. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 6:2 (Julho-Dezembro 2015) 145-154.
Resumo: O papel do professor é muito importante já que, estes têm a seu cargo jovens que dele dependem para desenvolver as suas aprendizagens. O professor e o seu quotidiano profissional são então fundamentais, pois aspetos como a noção de autoeficácia, a exaustão emocional, sintomas de doença levam a que a sua eficiência seja posta em causa. Este artigo alude a uma pesquisa sistemática da literatura de 2014 e 2015 e completa uma anterior dos mesmos autores, que revisaram artigos publicados entre 2011 e 2013. Após a primeira revisão vários conceitos realçaram pelo que, nesta nova revisão os mesmos foram tidos em conta por se considerarem importantes para um melhor entendimento do profissional como um todo. Metodologicamente recorreu-se à B-on (Biblioteca do Conhecimento Online) e utilizaram-se como termos de pesquisa os seguintes, Liderança, Educação, Eficácia dos Professores e Motivação dos Professores. Foram também utilizados vários filtros permitindo, desta forma, a seleção final dos estudos incluídos neste trabalho. Os principais resultados obtidos dão ênfase às dificuldades sentidas pelos professores no seu quotidiano profissional, nomeadamente as que levam a sintomas de exaustão emocional e perceção de baixa autoeficácia. Por outro lado, a necessidade imperiosa de formação adequada à realidade do contexto e as questões da liderança escolar surgem como resposta aos aspetos negativos da profissão.
The role of the teacher is very important because they have to deal with it young people who depend on it to develop their learning. The professor and his daily professional routines are thus crucial; aspects such as self-efficacy, emotional exhaustion, and symptoms of disease lead to their decreased efficiency. This article refers to a systematic revision of the literature from 2014 to 2015 and completes another by the same authors, where reviewed articles were published between 2011 and 2013. The first work has reviewed various concepts and in this new revision they have been taken into account because they were considered important for a better understanding of the professional as a whole. Methodologically appealed to the B-on (The Library of Knowledge Online) and used as search terms the following, Leadership, Education, Effectiveness of Teachers and Teacher Motivation. Were also used multiple filters allowing, in this way, the final selection of the studies included in this workThe main results emphasize the difficulties experienced by teachers in their professional everyday life, particularly those that lead to symptoms of emotional exhaustion and perception of low self-efficacy. On the other hand, the need for adequate training to the reality of the context and the issues of school leadership come in response to negative aspects of the profession.
Descrição: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - v. 6, n. 2 (Julho-Dezembro 2015). - p. 145-154.
URI: http://hdl.handle.net/11067/5016
https://doi.org/10.34628/tnxe-v753
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 06, n. 2 (Julho-Dezembro 2015)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
rpca_v6_n2_2015_12.pdf284,28 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons