Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/5013
Title: “Eu passo…” : promoção e hábitos de vida saudáveis
Other Titles: “I pass…” : promote healthy lifestyle habits
Author: Rei, Sara Louro
Barbosa, Margarida, 1953-
Crusellas, Lorena
Keywords: Promoção da saúde
Hábitos de saúde na adolescência
Issue Date: 2015
Abstract: O “EU PASSO…” é um programa de promoção de hábito de vida saudável em jovens com idades entre os 11 e os 15 anos. O programa “EU PASSO…” tem a sua implementação durante dois anos, ao longo dos quais são trabalhados cinco componentes da saúde (Social, Alimentação, Estudo, Desporto e Higiene), bem como a promoção de competências psicossociais como a Tomada de Decisão, Resistência à Pressão dos Pares, Educação Sexual e a Prevenção dos Consumos de Álcool e Tabaco. O presente estudo apresenta os resultados conseguidos com a implementação do programa nos concelhos de Cascais, Lisboa-Benfica e Oeiras, nos anos letivos de 2011/2012 e 2012/2013, resultados muito favoráveis, através dos quais se verificou uma diminuição dos fatores de risco e um aumento dos fatores de proteção, tanto na perceção dos professores como dos próprios alunos. Revelou ainda um grande impacto social nos alunos, nos professores e ainda nas famílias dos alunos, com resultados muito positivos.
The “I PASS...” is a Program which aims to Promote Healthy Lifestyle Habits and Psychosocial Skills in young people from ages 11 to 15, which includes in its design a gradual process of intervention over two years of implementation. The Program is based on a HEALTH concept which requires the balance of 5 components (Social, Food, Study, Sports, Hygiene) and promoting essential skills for healthy youth development: Emotional Management, Decision Making, Resistance to Peer Pressure, Sexual Education, and Tobacco and Alcohol Use Prevention. The present sturdy presents the results of the implementation of “I PASS…” in Cascais, Lisboa-Benfica and Oeiras councils, in Portugal, between 2011 and 2013. In general the evaluation of the results was very positive and it coincides with the process evaluation (qualitative) developed throughout the program and the Social Impact Assessment (external evaluation) performed by the Consultant Stone-Soup.
Description: Revista de psicologia da criança e do adolescente. - ISSN 1647-4120. - v. 6, n. 2 (Julho-Dezembro 2015). - p. 93-103.
URI: http://hdl.handle.net/11067/5013
Document Type: Article
Appears in Collections:[ULL-IPCE] RPCA, v. 06, n. 2 (Julho-Dezembro 2015)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rpca_v6_n2_2015_9.pdf324,4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons