Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/5001
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dc.contributor.authorZúquete, Ricardo, 1963--
dc.date.accessioned2020-01-23T12:37:46Z-
dc.date.available2020-01-23T12:37:46Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/5001-
dc.descriptionA luz / [coordenação de] Victor Manuel Canedo Neves. - Lisboa : Universidade Lusíada, 2004. - P. 51-59.pt_PT
dc.description.abstractA ideia que se tem de Amsterdam, desde um mar calmo com braços por entre a cidade que lhe conferem um tom bucólico, suave, entre ruas/canais e variadas fachadas de um tijolo castanho, é o cenário e imagem da cidade que se contempla. O que os retratos da cidade não oferecem, e é surpreendente quando se chega, é a ausência de recorte, a falta de silhuetas vincadas pela sombra, porque a luz parece ser fina, ou que em vez de se precipitar sobre as coisas, parece apenas pairar. O sombreado, mesmo em Junho, é quase claro e nem sequer tem peso. As figuras construídas que se vêm são do tijolo escuro e do sentido matérico das coisas, da madeira pintada, do ferro ou pedra, e nunca da leveza da silhueta recortada ou do peso da sombra sobre o branco do Sul, sobre a certeza da luz caída. As qualidades do seu espaço urbano são reconhecidas desde o século XVII, “ a Idade de Ouro” , quando a nova e enriquecida classe média e a burguesia demonstravam o seu poder pela invenção de lugares vivíveis, onde o luxo era qualidade re uintada, erudição das letras e da pintura, e da construção de belas casas em pequenos edifícios urbanos. Sem a vaidade do Renascimento italiano e longe da soberba dos Franceses, nos Países Baixos, era um luxo discreto de uma riqueza mais partilhada que era usada para construir o espaço da cidade, entendida como um grande edifício, onde as praças eram salas, e as passeggiatas 2 eram dadas ao longo de corredores de casas com enormes janelas indiscretas. A indiscrição principiava com a abertura de grandes cortinas em veludos magenta que ofereciam o luxo e conforto de salas de exuberância tranquila ao espaço da rua. Esses espaços da casa eram o rosto, o brio dessas famílias: os mais belos retratos de pintores flamengos, as melhores mobílias e os melhores tecidos. Tudo por entre uma luz que pairava.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.titleFotofobia / apontamentospt_PT
dc.typebookPartpt_PT
Aparece nas colecções:[ULL-FAA] SdA, n. 05 (2004)

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