Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/4965
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dc.contributor.authorSantos, David-
dc.date.accessioned2020-01-22T16:45:49Z-
dc.date.available2020-01-22T16:45:49Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/4965-
dc.descriptionGlobalização / [coordenação de] Victor Manuel Canedo Neves. - Lisboa : Universidade Lusíada, 2002. - P. 23-25.pt_PT
dc.description.abstractSe no século XIX a quase totalidade dos museus perseguiam obstinadamente o desígnio da educação e da formação de um público que progressivamente deixara de se relacionar com a arte ao nivel da experiência cultual1 - passando então a procurar nos sa/ons oficiais e nos espaços museológicos o que afinal por essa via se legitimava como obra de arte- hoje, nesses processos de intermediação ainda predominantes, o discurso próprio da época moderna parece estar a dar lugar a uma série de interrogações ao nivel do valor ou mesmo da razão de ser dessa pedagogia aparentemente estruturante, nisso revelando ao mesmo tempo uma espécie de "filosofia do desejo" , fragmentária e inquietante, como sintoma mais comum desta condição civilizacional a que, por agora, chamamos de pós-moderna. Na verdade, perante essa herança demasiado presa a uma interpretação linear, vertical ou diacrónica dos fenómenos, a estratégia de alguns museus ou centros de arte contemporânea- sobretudo europeus e norte-americanos- passou a valorizar outras formas de relacionamento e fruição com o que continua a ser legitimado como obra de arte. Nas últimas décadas muitas foram as adesões ao novo sistema cultural, industrializando o lazer e, por conseguinte, o próprio meio artístico internacional. No final dos anos 70, os primeiros sinais foram dados por Pontus Hulten e as mega-exposições do Centre George Pompidou, em Paris. Mais recentemente o Guggenheim de Bilbau ou a nova Tate Modern (Londres), exponenciaram decisivamente essa estratégia de livre circulação no espaço museológico.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.titleArte, museus e indústrias culturaispt_PT
dc.typebookPartpt_PT
Aparece nas colecções:[ULL-FAA] SdA, n. 04 (2002)

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