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dc.contributor.advisorDiogo, Maria do Nascimento Xavier, 1957-por
dc.contributor.authorCarvalho, Carla Andreia Galvão de, 1975--
dc.date.accessioned2013-10-11T14:01:01Z-
dc.date.available2013-10-11T14:01:01Z-
dc.date.issued2013-10-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/488-
dc.descriptionTese de doutoramento em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2012.por
dc.descriptionExame público realizado em 27 de Maio de 2013.por
dc.description.abstractEsta tese tem como objectivo reconhecer os tipos da arquitectura das escolas primárias em Portugal e analisar em particular a realidade das escolas primárias da cidade do Porto, projectadas e construídas entre finais do século XIX e a contemporaneidade. Estes edifícios escolares estão inseridos na rede pública, responsabilidade do Estado. Ressalva-se o caso particular da cidade do Porto em que a responsabilidade passou para a autarquia a partir do Decreto-­Lei n.º 39982, de 21 de Dezembro de 1954, delegando a gestão, dentro das suas possibilidades económicas e das suas limitações na área da construção, dos processos relativos às escolas primárias. Procuramos enquadrar e identificar, observando a realidade internacional e a conjuntura nacional, a evolução tipológica das construções escolares em Portugal, os modelos pedagógicos e os métodos e modos de ensino que as acompanham, bem como os contextos sociais e políticos, que resultam nas diferentes formalizações arquitectónicas estudadas. Pretendemos sintetizar a informação recolhida sistematizando-­a em fichas síntese, onde os objectos de estudos se encontram quer ordenados cronologicamente, quer catalogados segundo tipos ou grupos, com o objectivo de tirar conclusões e exercer comparações ao longo do período de tempo já referenciado. A análise sobre o território particular da cidade do Porto procura em simultâneo entender os aspectos específicos e gerais de cada edifício, percebendo o que está na sua génese, a sua relação com o tipo, mediante a percepção de quais as propriedades estruturantes por este regradas que se mantêm ou que se transformam gerando um modelo, tendo em conta a sua dimensão urbana, o seu programa funcional, e as suas soluções construtivas.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEscolas (Edifício) - Portugal - História - Século 20por
dc.subjectSala de aula - Portugal - Século 20por
dc.subjectEnsino primário - Portugal - Século 20por
dc.titleA evolução da arquitectura escolar portuguesa : as escolas primárias desde finais do século XIX até à contemporaneidadepor
dc.typedoctoralThesispor
degois.publication.locationLisboapor
dc.identifier.tid101229933por
Aparece nas colecções:[ULL-FAA] Teses

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