Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/484
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinheiro, Ricardo Nuno Futre, 1977-por
dc.contributor.advisorMoreira, Pedro Filipe Russo, 1981-por
dc.contributor.authorCosme, Sofia Ferreira da Silva, 1978--
dc.date.accessioned2013-10-11T11:44:51Z-
dc.date.available2013-10-11T11:44:51Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/484-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ensino de Música, Universidade Lusíada de Lisboa, 2013.por
dc.descriptionExame público realizado em 27 de Setembro de 2013.por
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objectivo aprofundar o conhecimento existente sobre os alunos adultos de instrumentos musicais, sobre as suas características físicas, psicológicas e cognitivas, assim como as suas perspectivas, dificuldades e motivações em relação a esta aprendizagem. Pretende-se ainda analisar os métodos de iniciação à flauta utilizados em Portugal e confrontar o resultado dessa análise com os dados recolhidos sobre os alunos adultos, assim como o ponto de vista pessoal dos mesmos (recolhido através de entrevistas abertas), e chegar a uma conclusão sobre a adequação dos métodos utilizados com estes alunos. Na idade adulta, o corpo humano e a parte psicológica e cognitiva, sofrem alterações que influenciam directamente a aprendizagem de um instrumento e conferem a estes indivíduos características diferentes daquelas que têm os alunos em idades escolares. Deste modo, estes alunos não devem ser ensinados segundo as tradições e técnicas da pedagogia geral, mas sim as da andragogia, que visam dar poder ao aluno sobre a sua própria aprendizagem. O presente estudo concluiu que o adulto, graças à sua maior capacidade metacognitiva, experiência de vida e maior conhecimento da sua motivação interna, pode aprender melhor do que as crianças, trazendo-lhe esta aprendizagem grandes benefícios ao nível físico, psicológico e social. Apesar de apresentar algumas lacunas, o livro “Beginner’s book for the flute” de Trevor Wye, o qual os alunos afirmam apreciar, é aquele que parece ser mais eficaz e o que melhor se enquadra no ensino da flauta em idade adulta.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFlauta - Instrução e estudopor
dc.subjectFlauta - Métodospor
dc.subjectFlauta - Estudos e exercíciospor
dc.titleOs métodos de iniciação à flauta em alunos adultos : um estudo de casopor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationLisboapor
dc.identifier.tid201778505-
Aparece nas colecções:[ULL-FCHS] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mem_sofia_cosme_dissertacao.pdfTexto integral856,11 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.