Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/4717
Título: O consumidor face ao comércio eletrónico : factores positivos e negativos associado ás compras online
Autor: Teixeira, Diogo Baptista Lopes Silva
Orientador: Cardoso, Paulo José Ribeiro
Palavras-chave: Gestão
Comportamento do Consumidor
Consumidores - Tomada de decisão
Comércio Electrónico - Aspectos sociais
Data: 2018
Resumo: Resumo: O mercado tem observado uma evolução exponencial do comércio eletrónico nas últimas décadas, sendo cada vez maior o número de pessoas que faz as suas compras online a qualquer hora do dia, sem ter de sair de casa. Não é, portanto, de admirar que as marcas apostem em estratégias de marketing voltadas para o mundo digital. Criar lojas online é uma das formas destas se manterem competitivas, numa sociedade onde a conveniência é um valor importante para os consumidores. O tema da presente dissertação incide sobre a análise do comportamento do comprador online, concretamente sobre os fatores que motivam as suas compras e contribuem para o sucesso do e-commerce, bem como os principais entraves que influenciam negativamente as vendas digitais. É que apesar da crescente popularidade dos sites de vendas online, ainda existe um grande desfasamento entre as pessoas que apenas visitam as páginas e aquelas que efetivamente finalizam a compra de um produto ou serviço. De forma a encontrar respostas que justifiquem o comportamento dos clientes virtuais, o presente estudo apoia-se na realização de um inquérito baseado no trabalho de Javadi et al. (2012). Os principais resultados da pesquisa mostram que os consumidores revelam uma preferência pelas vendas online pois reconhecem que estas proporcionam um conforto e conveniência superiores, assim como valorizam a quantidade de informações disponíveis sobre os produtos. Por outro lado, o risco financeiro e o risco do produto foram identificados como os fatores que mais contribuem para as dificuldades sentidas pelos compradores online. Estes ainda não sentem que a sua privacidade de dados pessoais e financeiros esteja totalmente salvaguardada e ainda receiam receber um produto que não corresponda ao pretendido.
Abstract: E-commerce has evolved in recent decades, with more people shopping online at any time of day in their house. So it`s not surprising that brands are investing in e-commerce strategies, capable of providing security in electronic transactions. Creating online stores is the only way for them to stay competitive in a society where convenience is highly appreciated by consumers. This dissertation focuses on the behavior of the online consumer, in detail on the reasons that motivate their purchases and contribute to the success of e-commerce strategies, as well as the main obstacles that negatively influence digital sales. Despite the growing popularity of online sales sites, there are still large differences between people who just visit the online stores and those who actually end up buying a product or service online. To justify the behavior of e-consumers, this study is based on the work of Javadi et al. (2012), where the sample was analyzed through a descriptive study of a quantitative nature. The main results show that consumers show a preference for online sales because they recognize shopping online provides a superior comfort and convenience and they value the amount of information available about the products. However, financial and product risks have been identified as the negative factors that mostly contribute for the decision of not buying online. E-consumers don`t feel that their personal and financial data is fully secured and still fear to receive a product that does not match the product advertised online.
Descrição: Exame público realizado a 24 de setembro de 2019, 11h00
Dissertação de mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/11067/4717
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-FCEE] Dissertações

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