Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/4667
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSoares, Maria João dos Reis Moreira, 1964--
dc.contributor.authorLemos, Yolana Ariel Azevedo de, 1995-
dc.date.accessioned2019-08-13T11:35:22Z-
dc.date.available2019-08-13T11:35:22Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/4667-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 25 de Julho de 2019pt_PT
dc.description.abstractA seguinte dissertação, incide no estudo dos cinemas, em geral, construídos em Angola entre a década de 1930 e 1970 do século XX. No entanto, é dado maior enfâse às salas projetadas a partir dos anos de 1960, período em que a tipologia do cine-esplanada tem grande repercussão no país. Deste modo, foi realizada uma investigação em como estes tipo de equipamento foi importante e determinante nas várias fases – não apenas na área da arquitetura, mas também na política, na economia e na sociologia – pelo qual o país atravessou. Assim, é necessário entender o contexto anterior e durante a construção destas salas de cinema – nomeadamente, as dificuldades impostas pelo regime do Estado Novo e as circunstâncias do surgimento de um “Moderno Tropical” –, de forma a demonstrar como a estrutura destes cinemas foi evoluindo, bem como a sua função, numa sociedade colonial e pré-independente. Igualmente, será importante explanar as duas tipologias de cinemas exploradas neste país: a tipologia fechada e a tipologia aberta. Serão apresentados três casos de estudo – dois cinemas do tipo aberto e um cinema do tipo fechado – localizados em três cidades diferentes angolanas: o Cine Atlântico (1966), em Luanda; o Cine Flamingo (1963), no Lobito; e o Cine Estúdio (c. 1970), em Moçâmedes. Por fim, será feito um enquadramento atual destes, sendo apresentado o resultado de um processo de leitura de cada cinema estudado. Uma das principais questões será demonstrar que estas estruturas, hoje expectantes, podem ser reutilizadas e inseridas num contexto contemporâneo. Sem apresentar uma solução absoluta, a presente dissertação tenciona exaltar as características originais destes cinemas.pt_PT
dc.description.abstractThe following dissertation focuses on the study of cinemas built in Angola between the 60s and 70s of the 20th century. However, it’s given more emphasis to the cinemas projected from 1960, period which “cine-esplanadas” typology had great repercussion in the country. Thus, an investigation was made into how these types of equipment were important and determinant in many different phases – not only in architecture, but also in politics, economics and sociology – that this country went through. So, it is necessary to understand the previous context and during the construction of these – in particular the difficulties imposed by the Estado Novo regime and the circumstances of the emergence of a "Tropical Modern" –, in order to demonstrate how the structure of these cinemas evolved, as well as its function in a colonial and pre-independent society. Likewise, it will be important to explain the two typologies of cinemas explored in this country: the closed and the open typology. Three case studies – two open cinemas and one closed cinema – will be presented in three different cities of Angola: the Cine Atlântico (1966) in Luanda; the Cine Flamingo (1963) in Lobito; and the Cine Estúdio (c. 1970) in Moçâmedes. Finally, a current framework of these will be done, presenting the result of a Reading process of each cinema studied. Demonstrate how these expectant structures can be reused and inserted in a contemporary context. One of the main issues will be to demonstrate that these structures, nowadays expectant, can be reused and inserted in a contemporary context. Without presenting “the solution”, the present dissertation intends to exalt the original characteristics of these cinemas.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCinemas - Angolapt_PT
dc.subjectMovimento moderno (Arquitectura) - Angolapt_PT
dc.subjectCine Atlântico (Luanda, Angola)pt_PT
dc.subjectCine Flamingo (Lobito, Angola)pt_PT
dc.subjectCine Estúdio (Moçâmedes, Angola)pt_PT
dc.subjectAngola - Edifícios, estruturas, etc.pt_PT
dc.titleOs cinemas em Angola nas décadas de 60 e 70 do séc. XX : de um passado para um futuropt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202275809-
Appears in Collections:[ULL-FAA] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mia_yolana_lemos_dissertacao.pdfDissertação24,95 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons