Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/4658
Título: Perfil e hábitos de consumo das mulheres angolanas na área de cuidados capilares e dermatológicos e o óleo de palma
Autor: Kumiku, Inedita Rodé Chimbisso
Orientador: Gomes, Isabel Maria Cantista Roberto Vieira
Palavras-chave: Gestão
Comportamento do Consumidor
Consumidores - Tomada de decisão
Estudo de caso - Hábitos de consumo - Cuidados capilares e dermatológicos - Óleo de palma - Angola
Data: 2019
Resumo: Resumo: A crescente preocupação dos indivíduos pela aparência e a preferência de certos produtos cosméticos, tem levado ao desenvolvimento de uma grande variedade de produtos no setor cosmético. Os diversos tipos de produtos cosméticos tanto básicos como aprimorados de alta qualidade e eficácia prometem não só embelezar, mas também cuidar da saúde, melhorar a autoestima, rejuvenescer, mostrando a importância nas sociedades modernas, especialmente em zonas urbanas, mas igualmente nas zonas mais rurais embora com menor expressão. Hoje em dia, existe uma tendência que associa o saudável ao belo. Este estudo tem o objetivo de analisar o mercado angolano do setor da cosmética do ponto de vista das mulheres angolanas, pesquisando as preferências e os que fatores influenciam o consumo destes produtos. Pretende-se também analisar as aplicações do óleo de palma na área da dermocosmética e cuidados capilares. De acordo com a problemática e o público-alvo deste estudo, foram utilizados 4 instrumentos fundamentais: o questionário, a grelha de entrevista, observação e a análise documental. O questionário foi aplicado a uma amostra de mulheres consumidoras. Foi também feita uma grelha de entrevistas utilizada no contacto com empresas angolanas, com objetivo de obter informações sobre as organizações perante o mercado. Os resultados mostram-nos que, as mulheres angolanas têm uma preferência por produtos cosméticos internacionais. Este facto parece ter a ver com a maior parte dos inquiridos serem jovens entre os 20 e 29 anos. As principais fontes de informação para compra dos cosméticos são essencialmente fontes provenientes da Internet e de familiares/amigos. Acresce que uma das tendências de consumo é a de produtos naturais. Há mais de quatro mil anos os angolanos têm hábitos e costumes do uso de produtos naturais, essa prática é derivada de conhecimentos tradicionais e com o passar do tempo tem vindo a perder-se por causa da globalização e indicam a saída das populações mais jovens para as grandes cidades onde mudam os seus hábitos de consumo. O óleo de palma tem vitamina E, e também contém as vitaminas D e K, ricas em antioxidante. Para cuidados da pele, a vitamina E, possui uma das melhores formas desse nutriente, regeneradora e hidratante com grande concentração de um grupo chamado tocotrienois. O óleo de palma sempre foi um dos principais elementos tradicionais e para cuidados da pele e capilares da mulher angolana. Angola pretende reduzir o peso do petróleo na sua economia, por outro lado tem matérias-primas como óleo de palma que podem ser utilizados na produção de produtos para cuidados do cabelo e de pele o que abre oportunidades para novas indústrias nomeadamente de dermo-cosmética e de cuidados do cabelo.
Abstract: The growing concern of individuals with the appearance and preference of certain cosmetic products has led to the development of a wide variety of cosmetic products. The various types of both basic and improved cosmetic products of high quality and effectiveness promise not only to beautify but also to take care of health, to improve self-esteem, to rejuvenate, showing the importance in modern societies, especially in urban areas, but also in the more rural areas although with less expression. Nowadays, there is a tendency that associates the healthy with the beautiful. This study aims to analyze the Angolan market of the cosmetics sector from the point of view of Angolan women, researching the preferences and the factors that influence the consumption of these products. It is also intended to analyze the applications of palm oil in the area of dermocosmetic and hair care. According to the problematic and the target public of this study, 4 fundamental instruments were used: the questionnaire, the interview grid, observation and the documentary analysis. The questionnaire was applied to a sample of female consumers. An interview grid was also used in the contact with Angolan companies, in order to obtain information about the organizations facing the market. The results show us that, Angolan women have a preference for international cosmetic products. This seems to have to do with the majority of respondents being between 20 and 29 years old. The main sources of information for the purchase of cosmetics are essentially sources from the Internet and family / friends. In addition, one of the consumption trends is that of natural products. For more than four thousand years, Angolans have had habits and customs of using natural products, this practice is derived from traditional knowledge and over time has been lost because of globalization and indicate the exit of the younger populations to the big cities where they change their consumption habits. Palm oil has vitamin E, and it also contains antioxidant-rich vitamins D and K. For skin care, Vitamin E has one of the best forms of this nutrient, regenerating and moisturizing with great concentration of a group called tocotrienois. Palm oil has always been one of the main traditional elements and for skin care and capillaries for the Angolan woman. Angola intends to reduce the weight of oil in its economy, on the other hand it has raw materials such as palm oil that can be used in the production of hair and skin care products which opens up opportunities for new industries namely dermo-cosmetics and hair care.
Descrição: Exame público realizado a 3 de Julho de 2019, 11h00
Dissertação de mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/11067/4658
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-FCEE] Dissertações

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