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Title: A prática profissional do psicólogo no contexto do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos no Brasil : ser, desafiar e sentir direitos humanos
Other Titles: The professional practice of psychologists in the context of coexistence service and strengthening of bonds in Brazil : being, challenging and feeling human rights
Author: Oliveira, Bianca da Luz Pironelli
Issue Date: 12-Jul-2019
Abstract: A psicologia como prática profissional é consideravelmente nova na Política Nacional de Assistência Social no Brasil (PNAS), assim então, está em processo de construção e consolidação como possibilidade do agir social. Na Proteção Básica da PNAS, especificamente no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a psicologia tem buscado nas ações hodiernas possibilidades filosóficas; aporte do arcabouço conceitual; o contexto histórico da necessidade de inserção deste profissional em sua importância, um diálogo com as peculiaridades que envolvem o trabalho com a interface dos Direitos da criança e do adolescente, pois é a ação cotidiana entre articulação da realidade e prática profissional que possibilita o enfrentamento a questões sociais que fundem-se aos Direitos Humanos. Partindo deste pressuposto, a pesquisa busca explanar a psicologia que está neste serviço pela sua importância em contribuir no desafio de discutir Direitos Humanos com/para crianças e adolescentes no viés das implicações sociais e psicológicas que cercam nossas atualidades, além de unir e refletir com as práticas da pesquisadora em um Centro Social. A pesquisa em seu método balizará pela perspectiva de atuação possível do psicólogo e os impactos tracejados nos Direitos Humanos. Por fim, a reflexão pautará no SER psicólogo com suas possíveis práticas e compromisso ético-profissional, além de DESAFIAR-SE no cenário de violação de direitos, para que no SENTIR as particularidades de cada criança, adolescente e família o psicólogo possa contribuir no processo identificatório e emancipador do sujeito para a efetivação dos direitos, na proteção psíquica e emocional das crianças, adolescentes e suas famílias.
Psychology as a professional practice is considerably new in the National Social Assistance Policy (PNAS) in Brazil, thus being in the process of being built and consolidated as a possibility of social action. In the Basic Protection of the PNAS, specifically in the service of coexistence and strengthening of bonds (SCFV), psychology has sought in present actions philosophical possibilities; the historical context of the need for insertion of the psychology professional a dialogue with the peculiarities that involve the work with children’s and adolescents’ rights, because it is the daily action between articulation of reality and professional practice that makes it possible to confront social issues that merge with Human Rights. Based on this assumption, this work seeks to explain the psychology that is in this service because of its importance in contributing to the challenge of discussing Human Rights with/for children and adolescents in the bias of the social and psychological implications that surround our realities, in addition to unifying and reflecting with the practices of the researcher in a social center. The research in this method will be based on the perspective of the possible performance of the psychologist and the impacts of Human Rights. Finally, the reflection will be based on the psychologist BEING with is their possible practices and ethical-professional commitment, in addition to CHALLENGING the scenario of violation of rights, so that in FEELING the particularities of each child, adolescent and family the psychologist can contribute in the process of identifying and emancipating the subject for the realtization of Human Rights, on of the psychic and emotional protecting of children, adolescents and their families.
Description: Revista de psicologia da criança e do adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 9, n. 1 (Janeiro-Dezembro 2018). - p. 193-209
URI: http://hdl.handle.net/11067/4657
Document Type: Article
Appears in Collections:[ULL-IPCE] RPCA, v. 9, n. 1 (Janeiro-Dezembro 2018)

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