Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/4625
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBranquinho, Cátia Sofia dos Santos, 1986--
dc.contributor.authorBrito, Cristiana Fauvelet Capela de, 1991--
dc.contributor.authorCruz, Jaqueline-
dc.contributor.authorSantos, Teresa Cristina da Cruz Fatela dos, 1977--
dc.contributor.authorGaspar, Tânia, 1977--
dc.contributor.authorMatos, Margarida Gaspar de, 1956--
dc.date.accessioned2019-07-11T09:29:04Z-
dc.date.available2019-07-11T09:29:04Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBranquinho, Cátia Sofia dos Santos [et al.] (2017) - Dream Kids, dar voz às crianças : o futuro já começou, com participação social, autonomia e responsabilidade. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 8:2 (Julho-Dezembro 2017) 13-27.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/4625-
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.34628/tyw8-7w47-
dc.descriptionRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 2 (Julho-Dezembro 2017). - p. 13-27.pt_PT
dc.description.abstractNos últimos anos, pesquisas em saúde têm-se voltado cada vez mais para a promoção da saúde e menos para doença e seus determinantes. Tem-se ouvido falar mais em promoção de competências pessoais (autorregulação) e de competências interpessoais, sociais e ambientais (associadas à promoção da coesão social e do apoio social) como estratégias eficazes para a promoção da saúde e bem-estar. O presente estudo tem como objetivo apresentar o projeto piloto “Dream Kids - dar voz às crianças”, realizado pela equipa da Aventura Social, uma continuação do projeto Dream Teens, agora incluindo crianças entre os 9 e os 11 anos de idade. Os objetivos principais deste projeto foram enfatizar a importância da participação ativa das crianças para o seu bem-estar e desenvolvimento positivo, promover a sua participação social em diferentes temas (escola, cultura, saúde, família, pares e adultos, relacionamentos, habilidades emocionais, comportamentais e sociais) e, em simultâneo, promover a inter-relação entre professor e alunos e os seus processos sociais. O Projeto Dream Kids incluiu 26 crianças a frequentar o 3º ano de escolaridade entre os 8 e os 9 anos de idade das quais 21 (52,4% rapazes; M = 8,2 anos) completaram a avaliação. Utilizou-se para avaliação pré-pós a escala “Para mim é Fácil” (Gaspar & Matos, 2015), nos dois momentos de avaliação, respetivo teste t para medidas emparelhadas e um questionário de satisfação. Na escala da satisfação salienta-se o gosto dos alunos pelas sessões e a vontade de voltar a frequentar o programa, apesar de alguns terem reclamado do preenchimento de questionário e outros não terem apreciado falar sobre si e sobre sentimentos, o que contrasta com o facto de não ter havido alterações significativas na avaliação pré-pos. Põe-se pois a questão da duração do programa na produção de alterações significativas.pt_PT
dc.description.abstractIn recent years, health research has increasingly focused on processes associated with health promotion and less on disease and its determinants, talking more about promoting personal skills (self-regulation) and interpersonal, social and environmental skills (associated with promoting social cohesion and social support) as effective strategies for health and well-being promotion. The present study aims to present the pilot project “Dream Kids - giving voice to children “, also carried out by the Aventura Social Project, as a continuation of the Dream Teens project, including now children between 9 and 11 years old. The main objectives of this project were to emphasize the importance of children’s active participation, in their well-being and positive development, promote their social participation in different themes (school, culture, health, family, peers and adults, and relational, behavioral and social skills) and, at the same time, promote the interrelation between teacher and students and their social processes. Dream Kids Project included 26 children attending the 3rd grade between 8 and 9 years old. Since not all children responded to the two assessment moments, 21 (52.4% boys, M = 8.24) were included in this study. The “Para mim é Fácil [For me it’s Easy]” Scale (Gaspar & Matos, 2015) was used for the pre-post evaluation with a paired t-test and a satisfaction questionnaire. On the satisfaction scale, a salient issue is the fact that students enjoy the sessions and were eager to attend the program again, although some have complained about the questionnaires and others have not enjoyed talking about themselves and feelings, which contrasts with the fact that there were no significant changes in students’ assessment between pre and post evaluation.The issue of programme length is to be raised in future interventions.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPromoção da saúdept_PT
dc.subjectAutonomia nas criançaspt_PT
dc.subjectResponsabilidade nas criançaspt_PT
dc.titleDream Kids, dar voz às crianças : o futuro já começou, com participação social, autonomia e responsabilidadept_PT
dc.title.alternativeDream Kids, giving childrean a voice : The future already begun with social participation, autonomy and responsibilitypt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.identifier.citationtitleDream Kids, dar voz às crianças : o futuro já começou, com participação social, autonomia e responsabilidade-
dc.identifier.citationauthorBranquinho, Cátia Sofia dos Santos-
dc.identifier.citationauthorBrito, Cristiana Fauvelet Capela de-
dc.identifier.citationauthorCruz, Jaqueline-
dc.identifier.citationauthorSantos, Teresa Cristina da Cruz Fatela dos-
dc.identifier.citationauthorGaspar, Tânia-
dc.identifier.citationauthorMatos, Margarida Gaspar de-
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 08, n. 2 (Julho-Dezembro 2017)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
rpca_v8_n2_2017_2.pdf325,87 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons