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Título: A par e passo com a família : a importância da educação parental para os técnicos que intrevêm junto de famílias multidesafiadas
Outros títulos: Side by side whith the family : the importance of parental education whit high risk indigent families
Autor: Pratas, Ana
Eira, Joana
Ribeiro, Esperança Jales
Cordeiro, Leandra
Palavras-chave: Responsabilidade dos pais - Ensino e estudo
Pais e filhos
Abuso de crianças
Data: 2017
Citação: Pratas, Ana [et al.] (2017) - A par e passo com a família : a importância da educação parental para os técnicos que intrevêm junto de famílias multidesafiadas. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 8:1 (Janeiro-Junho 2017) 247-259.
Resumo: Existe uma vasta literatura que aponta para o papel central da família na intervenção em situações de crianças e jovens em risco. Face ao impacto individual, familiar e social do mau trato infantil, a prevenção toma cada vez mais um lugar de relevância. A promoção das competências parentais é um dos principais objetivos dos programas de prevenção do mau trato infantil, proclamada em vários documentos internacionais reguladores dos direitos e da proteção na infância. A educação parental visa fornecer, aos pais ou a outros cuidadores, conhecimentos específicos e estratégias que promovam o exercício de uma parentalidade positiva e o desenvolvimento da criança. Centradas na promoção e no fortalecimento das famílias, estas intervenções apoiam os pais na mudança do seu comportamento parental e na perceção dos seus sentimentos e expetativas, conduzindo a alterações no relacionamento com os filhos. A intervenção na parentalidade em contextos de risco tem mostrado resultados positivos e promissores noutros países. Apesar de prevista na ordem jurídica portuguesa, a educação parental em situações de risco e de intervenção social não está regulamentada, surgindo igualmente como uma necessidade de formação apontada pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ). O presente artigo tem por objetivo apresentar um plano de formação para técnicos da CPCJ no âmbito da Educação Parental, respondendo às necessidades formativas e sustentando-se na revisão da literatura.
Descrição: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 1 (Janeiro-Junho 2017). - p. 247-259.
URI: http://hdl.handle.net/11067/4619
https://doi.org/10.34628/56k9-hx03
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 08, n. 1 (Janeiro-Junho 2017)

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