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Title: Efeitos de uma intervenção psicológica vocacional na adaptabilidade de carreira
Other Titles: Effects of a vocational psychological intervention on career adaptability
Author: Cordeiro, Sílvia Amado
Taveira, Maria do Céu
Neves, Lúcia
Silva, Ana Daniela
Rodrigues, Bruna
Miranda, Maria Cristina Queiroz da Costa Lobo
Keywords: Profissões - Desenvolvimento
Orientação profissional - Aspectos psicológicos
Issue Date: 2017
Abstract: A intervenção psicológica vocacional deve proporcionar oportunidades para o desenvolvimento de conhecimentos e competências vocacionais, permitindo aos alunos, a implementação de decisões esclarecidas de carreira. Neste sentido, implementou-se um programa de intervenção psicológica vocacional em grupo, destinado a alunos do 9º ano de escolaridade, constituído por um total de sete sessões, das quais cinco decorreram com os alunos e duas com os pais ou encarregados de educação de cada aluno. Participaram voluntariamente 18 rapazes e 22 raparigas (n = 40), entre os 13 e os 16 anos (M = 14.08, DP = 0.47), alunos de uma escola pública do norte de Portugal. Utilizou-se a Escala sobre a Adaptabilidade, num design de pré e pósteste. Os resultados evidenciaram diferenças estatisticamente significativas entre a fase anterior à intervenção e a fase posterior à intervenção na adaptabilidade global, bem como nas quatro dimensões que a constituem. Estes resultados suportam a importância da intervenção psicológica vocacional no aumento da confiança dos alunos em competências chave de carreira. Conclui-se acerca dos efeitos positivos de intervenções que promovam o desenvolvimento vocacional dos jovens, evidenciando-se a importância do desenvolvimento de ofertas neste âmbito, particularmente nas escolas.
Career psychological intervention should provide opportunities for the development of career knowledge and skills, allowing students to implement informed decisions. In this sense, we implemented a career group intervention program designed for 9th grade students, consisting of seven sessions, five of which were with the students and two with the parents and each respective child. Eighteen boys and 22 girls (n = 40), students of a public school in the north of Portugal, with ages between 13 and 16 years old (M = 14.08, SD = 12.47), participated voluntarily in the program. The Adaptability Scale was used in a pre and post-test design. The results indicated the existence of statistically significant differences between pre and post-test in the scores of the global composite adaptability scale and of each of its four dimensions. These results support the importance of career intervention in the increment of students’ confidence in their career skills and attitudes. We conclude about the positive effects of career interventions, supporting the importance of the development of offers in this field, particularly in schools.
Description: Revista de psicologia da criança e do adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 1 (Janeiro-Junho 2017). - p. 93-104
URI: http://hdl.handle.net/11067/4609
Document Type: Article
Appears in Collections:[ULL-IPCE] RPCA, v. 08, n. 1 (Janeiro-Junho 2017)

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