Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/4525
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSequeira, Maria Luisa Alves de Paiva Meneses de, 1966--
dc.contributor.authorRosinha, Paulo Jorge Dias, 1991--
dc.date.accessioned2019-04-24T14:28:32Z-
dc.date.available2019-04-24T14:28:32Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/4525-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2018pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 5 de Abril de 2019pt_PT
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objectivo, dar a conhecer um contexto histórico sobre a evolução da arte urbana, desde a sua origem até à contemporaneidade. Um campo onde a arte surge de uma forma genuína perante o público em geral, cuja expressão ‘arte pública’ é cada vez mais reconhecida no quotidiano multidimensional. Um complexo prático e ideológico, responsável por dinamizar um ambiente criativo e multicultural. No qual, é possível encontrar uma articulação interventiva, que permita a difusão de arte, de uma forma contextualizada, com as diferentes áreas urbanas existentes. Inicialmente é feita uma breve reflexão acerca da capacidade tecnológica e organizacional do ser humano. Em que a revolução industrial é o temo em discussão, onde a produção, a transformação, o uso e o consumo, e os meios de comunicação, sugerem uma relação de conhecimento e poder. Um sistema de modalidades que moldam o campo das relações sociais e condicionam o lugar do ‘Homem’, no seio de uma área de conhecimento. Uma vez que, o processo mercadológico, bem como a importância da imagem, estão a ganhar cada vez mais protagonismo. É neste contexto subversivo, que a arte retórica e crítica, atravessa uma fronteira entre dois mundos: o mundo da arte admitida e o mundo prosaico do capitalismo. Um fenómeno que pode ser designado pelo o termo ‘Graffiti’, uma prática marginal, que surgiu nas cidades metrópoles ou nos países mais desenvolvidos, como é o caso dos Estados Unidos da América. Um movimento que não deixa ninguém indiferente, e que de uma forma inevitável contagiou, milhares de artistas um pouco por todo o mundo, com o contributo dos vários meios tecnológicos, que marcaram o inicio do século XXI. Neste caso, Portugal não é excepção, a era da globalização desencadeou uma rápida evolução e fusão estilística, fazendo com que o ‘Graffiti’ assuma, pelo menos, duas propriedades distintas, tanto pode ser um movimento associado às práticas ilegais, conhecidas por vandalismo, como pode assumir uma nova dimensão que seja do agrado da população em geral, e que possa ao mesmo tempo, ir ao encontro do enriquecimento da arquitectura e dos espaços públicos. É dentro desta óptica que surge o paradigma da arte urbana, um movimento que engloba uma multiplicidade de diferentes expressões, que por sua vez, podem assumir um papel pertinente, no combate à degradação e/ou valorização dos espaços públicos.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation is to present a historical context about the evolution of urban art, from its origin to contemporaneity. A field where art emerges in a genuine way before the general public, whose expression ‘public art’ is increasingly recognized in multidemensional daily life. A practical and ideological complex, responsible for dynamizing a creative and multicultural environment. In which, it is possible to find an interventional articulation, that allows the diffusion of art, in a contextualized way, with the different existing urban areas. Initially a brief reflection is made on the technological and organizational capacity of the human being. In which the industrial revolution is the subject under discussion, where production, transformation, use and consumption, and the means of communication, suggest a relation of knowledge and power. A system of modalities that shape the field of social relations and condition the place of ‘Man’, within an area of knowledge. Since, the marketing process, as well as the importance of the image, are gaining more and more protagonism. It is in this subversive context that rhetorical and critical art crosses a boundary between two worlds: the admitted art world and the prosaic world of capitalism. A phenomenon that can be described by the term ‘graffiti’, a marginal practice that has emerged in metropolitan cities or in more developed countries, as is the case of the United States of America. A movement that does not leave anyone indifferent, and that inevitably infected thousands of artists around the world, with the contribution of the various technological means that marked the beginning of the twenty-first century. In this case, Portugal is no exception, the era of globalization has unleashed a, rapid evolution and aesthetic fusion, causing Graffiti to assume, at least, two distinct properties, either it may be a movement associated with illegal practices, known as vandalism, how it can take on a new dimension that is pleasing to the population in general, and which can at the same time meet the enrichment of architecture and public spaces. It is within this perspective that the paradigm of urban art emerges, a movement that contain a multiplicity of different expressions, which in turn can play a relevant role in order to fight the degradation and/or enhancement of public spaces.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectArte pública - Portugalpt_PT
dc.subjectArte pública - Estados Unidospt_PT
dc.subjectGraffiti - Portugalpt_PT
dc.subjectGraffiti - Estados Unidospt_PT
dc.titleArte urbana e arquitectura : o paradigma entre a arte urbana e as cidades portuguesaspt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202227995-
Aparece nas colecções:[ULL-FAA] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mia_paulo_rosinha_dissertacao1.pdfDissertação2,56 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons