Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/4523
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Luís Manuel Pires, 1958--
dc.contributor.authorDores, Nuno Filipe Pires, 1979--
dc.date.accessioned2019-04-11T16:29:02Z-
dc.date.available2019-04-11T16:29:02Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/4523-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 21 de Março de 2019pt_PT
dc.description.abstractCom o aumento da diversidade e da complexidade no Retail e o aumento da exigência perante os arquitetos na sua atividade, que por sua vez, está a aumentar, estes têm que se adaptar às novas estratégias que este conceito comercial solicita. Não é suficiente a diversidade da criatividade e todos os conhecimentos adquiridos ao longo da formação. A complexidade no Retail tem vindo a aumentar as necessidades de um objetivo por etapas. Este objetivo incide nas últimas tendências dos mercados, nas necessidades dos consumidores, nos percursos por eles executados com fatores psicológicos incluídos, e no caso, uma reformulação de todos os valores identificados no “DNA” da marca, o que determina a execução de um conceito bem definido, claro e de fácil leitura associado ao estímulo que este deve provocar no cliente. Estes objetivos bem trabalhados formam um claro e reconhecido conceito. A inovação tem que ser contínua, e, é um importante marco no desenvolvimento comercial e em tudo o que ele pressupõe, mas sempre tendo como base o processo da arquitetura. Os conceitos obrigatoriamente estão em constante mutação e para que exista um acompanhamento direto pelos profissionais da arquitetura, e para que seja uma tarefa exclusiva, estes, devem interpretar corretamente os objetivos traçados pela empresa de “Retail”. A arquitetura do espaço comercial e tudo o que ela envolve, é o ponto fulcral, que somente um arquiteto consegue perceber e desenvolver. A integração de percursos, locais de ligação e a interatividade de espaços organizados através da iluminação, são elementos fundamentais, para o sucesso do processo. É fundamental que todos os pormenores identificativos de uma real e correta conceção espacial devam ter como base uma grande e diversificada “biblioteca” sensorial, adquirida em experiências anteriormente executadas e dos futuros conceitos a desenvolver. O Desenvolvimento deste tema pressupõe, sobretudo, questionar uma área específica e cada vez mais da responsabilidade dos arquitetos e o âmbito dessa intervenção, apontando caminhos para um debate de uma vertente nova na "praxis" arquitetónica.pt_PT
dc.description.abstractThe growing diversity and complexity in Retail and the increasing demand of the architecture activity has to adapt to the new strategies that this commercial concept asks for. A large diversity in creativity and all the knowledge acquired along the formation is not satisfactory anymore. The complexity in Retail has increased the necessities for the objective in several levels. This objective is grounded on the latest tendencies of the markets, on the necessities of consumers, on their habitual pathways, including psychological factors, and in case, redefine all the values identified in the “DNA” of the brand, which determines a clear established concept, allowing the client an easy reading and encourages him in his role as client. These well achieved objectives bring up a clear and recognized concept. After all, innovation is part of this process and has to be continuously applied as it plays an important role in the commercial development and everything that is inherent to it, without leaving the path of architecture. As the concepts are obliged to be in a constant change, it is vital for architectures to be present, to interpret correctly the objectives lined out by the enterprise of “Retail”. The architecture of a commercial space is the highlight of what an architect is able to perfome and to develop. The integration of the pathways, the connection of places, as well as the interactivity of spaces organized through lighting are the Basic elements for the success of the process. It is fundamental that all identifying details of a real and correct space conecption should take as a base a Great and diversified sensory library, aquired in experiences previously executed and the future concepts to be developed. The development of this subject assumes, above all, to question a specific área and increasingly the responsibility of architects. Within the scope of this intervention, new ways are pointed out for a new viewpoint regarding architectonic “praxis”.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectLojas de retalho - Projectos e plantaspt_PT
dc.subjectEdifícios comerciaispt_PT
dc.titleA importância da arquitetura e do arquiteto nos conceitos comerciais de retailpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202228983-
Aparece nas colecções:[ULL-FAA] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mia_nuno_dores_dissertacao.pdfDissertação13,63 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons