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dc.contributor.advisorLeite, Teresa Paula Rodrigues de Oliveira, 1964--
dc.contributor.advisorDuarte, Elisabete Maria Gomes, 1968--
dc.contributor.authorVieira, Inês Pedroso, 1993--
dc.date.accessioned2019-04-09T15:53:18Z-
dc.date.available2019-04-09T15:53:18Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/4516-
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2018pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 29 de Março de 2019pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório retrata o trabalho terapêutico desenvolvido na CERCITOP, uma instituição de solidariedade social sem fins lucrativos, no âmbito da frequência do mestrado em musicoterapia da Universidade Lusíada de Lisboa. O estágio teve a duração aproximada de nove meses, durante os quais foram conduzidas sessões individuais de musicoterapia com oito utentes dos centros de atividades ocupacionais das unidades do Lourel e Casal da Mata, todos eles em idade adulta e com quadro clínico de deficiência intelectual. O trabalho musicoterapêutico desenvolvido em estágio foi construído sobre a fundamentação conceptual do modelo de musicoterapia criativa de Paul Nordoff e Clive Robbins, de orientação humanista. A principal atividade desenvolvida foi a improvisação musical, sempre centrada em cada um dos utentes e nas suas necessidades específicas, tendose recorrido também a jogos musicais, bem como à escrita e recriação de canções. Através da observação dos resultados do trabalho realizado em estágio, e através da informação obtida na revisão da literatura existente sobre o tema em estudo, apurou-se que a musicoterapia pode constituir uma ferramenta útil e benéfica no desenvolvimento de competências do foro pessoal, comportamental, cognitivo e comunicacional em utentes adultos com diagnóstico de deficiência intelectual.pt_PT
dc.description.abstractThis report depicts the therapeutic work developed at CERCITOP, a non-profit institution of social solidarity, in the context of the attendance of the master’s degree in music therapy from Universidade Lusíada de Lisboa. The internship was held for approximately nine months, during which the intern conducted individual music therapy sessions with eight beneficiaries of the occupational activities centres of Lourel and Casal da Mata, all of which adults with intellectual disability. The music therapy work developed during the internship was built upon the conceptual grounds of the creative music therapy model of Paul Nordoff and Clive Robbins, of humanist orientation. The main activity developed was music improvisation, always centred on each of the beneficiaries and its specific needs, having also been conducted musical games and the writing and reinterpretation of songs. Through the observation of the results of the work developed during the internship, combined with the information obtained from the review of the literature, it was found that music therapy can represent a useful and beneficial tool when it comes to the development of personal, behavioural, cognitive and communicational competences in adults with intellectual disabilities.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMusicoterapiapt_PT
dc.subjectPessoas com deficiência - Assistência em instituições - Portugal - Sintrapt_PT
dc.subjectMusicoterapia - Prática profissionalpt_PT
dc.subjectCooperativa de Empreendedorismo para o Desenvolvimento Económico e Social de Todo o País. Centro de Atividades Ocupacionais - Ensino e estudo (Estágio)pt_PT
dc.titleMusicoterapia e deficiência intelectualpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202213366-
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