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dc.contributor.advisorInfante, Sérgio José Castanheira-
dc.contributor.authorMeneses, Armindo Fernando Gil-
dc.date.accessioned2019-03-25T12:45:50Z-
dc.date.available2019-03-25T12:45:50Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/4491-
dc.descriptionMestrado Integrado em Arquitecturapt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 04 de Julho de 2018pt_PT
dc.description.abstractNos dias de hoje, assiste-se a uma decadência dos centros históricos, particularmente em Portugal, devido à degradação do património edificado e à falta de condições que estes núcleos apresentam para conseguir manter população jovem e a criação de vínculos que os incentivem a permanecer. Paralelamente a estes problemas cada vez mais encontra-se população idosa em espaços precários com condições de mobilidade reduzida e taxas de natalidade minoradas. É nesta problemática que se vai basear a dissertação uma vez que o local escolhido é o centro histórico do Porto, o qual se enquadra no diagnóstico acima mencionado. A intervenção que pretendemos passa pela reabilitação de espaços públicos recorrendo a planos intervenção alargada e de pormenor para a melhoria destes espaços. A reabilitação, acaba por ser uma das grandes apostas verificadas nos últimos anos e da qual se pretende a continuação. Com este processo de mudança, seria necessário a criação de um equipamento que conseguisse ser universal e de certa forma educativo. Esta linguagem universal passara pela arte, uma vez que esta chega a todas as pessoas através das sensações e sentidos, este equipamento poderá trazer um ciclo evolutivo de conhecimento. A arte é uma forma educacional e pretende-se com esta escola que seja transmitida desde os mais velhos até gerações vindouras. O objectivo principal desta dissertação é reflectir na problemática dos centros históricos e de que forma podem ser reabilitados, sendo a arte o motor de revitalização.pt_PT
dc.description.abstractNowadays, we are witnessing a decline in the historic centers, especially in Portugal, because of the degradation of the built heritage and the lack of conditions that these centers present in order to maintain the young population and the creation of links that encourage them to stay. In addition to these problems, more and more senior citizen are living in precarious areas with reduced mobility and a low birth rate. It is in this problem that the thesis will be based since the chosen place is the historical center of Porto, which corresponds to the diagnosis mentioned above. The intervention we are aiming for involves the rehabilitation of public spaces by using strategic and detailed plans for the improvement of these. Rehabilitation, proves to be one of the great paris verified in the last years and whose intention is the continuation. With this process of change, it would be necessary to create equipment that could be universal and somehow educational. This universal language will go through art, once it reaches all people through sensations and senses, this equipment can bring an evolutionary cycle of knowledge. Art is an educational form and we want with this school that it be passed from the old to the next generation. The main objective of this thesis is to reflect on the problems of historic centers and how they can be rehabilitated, art being the engine of revitalization.en
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccessen
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
dc.subjectReabilitação de Edifícospt_PT
dc.subjectArquitectura Revitalizaçãopt_PT
dc.subjectEscola de Artept_PT
dc.titleEscolas de artes nos centros históricos : escola de artes no antigo Instituto Ricardo Jorgept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
degois.publication.locationVila Nova de Famalicãopt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.identifier.tid202197026-
dc.date.embargo2021-03-25-
Aparece nas colecções:[ULF-FAA] Dissertações

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