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dc.contributor.advisorCâmara, Pedro Bettencourt da, 1946--
dc.contributor.authorArtur, Eliandra Irina Dias, 1992--
dc.date.accessioned2018-12-20T10:07:26Z-
dc.date.available2018-12-20T10:07:26Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/4413-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Análise Organizacional, Universidade Lusíada, 2018.pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 17 de Dezembro de 2018.pt_PT
dc.description.abstractApesar de ser consensual que as pessoas constituem o principal ativo das organizações, a verdade é que, ainda, existe muita incerteza no que diz respeito ao modo de maximizar o capital humano e de que forma o mesmo é importante para alcançar as metas organizacionais. O presente trabalho insere-se neste contexto e visa analisar o impacto da formação no desenvolvimento do capital humano nas organizações. Para a operacionalização do estudo recorreu-se a uma metodologia quantitativa, utilizando-se para o efeito o inquérito por questionário. A amostra é constituída por 172 sujeitos, com idades compreendidas entre os 19 e os 59 anos, sendo a maioria do sexo feminino. Os dados foram recolhidos através do Questionário de diagnóstico de transferência da aprendizagem (Holton, Bates, & Ruona, 2000; Velada, 2007) e do Questionário capital intelectual (Bontis, 1998). Os resultados obtidos permitem constatar que as ações de formação têm um impacto significativo sobre o desenvolvimento do capital humano nas organizações. Também se verificou que os colaboradores percecionam que a transferência dos conhecimentos adquiridos durante as ações de formação é útil para melhorar o seu desempenho.pt_PT
dc.description.abstractWhile it is a consensus that people are the main asset of organizations, the truth is that there is still a lot of uncertainty about how to maximize human capital and how it is important to achieve organizational goals. The present work is part of this context and aims to analyze the impact of training on the development of human capital in organizations. For the operationalization of the study a quantitative methodology was used, using for the purpose the questionnaire survey. The sample consisted of 172 subjects, aged between 19 and 59 years, the majority being female. The data were collected through the Learning Transfer Diagnostic Questionnaire (Holton, Bates, & Ruona, 2000; Velada, 2007) and the Intellectual Capital Questionnaire (Bontis, 1998). The results show that training actions have a significant impact on the development of human capital in organizations. It was also found that employees perceive that the transfer of knowledge acquired during training actions is useful to improve their performance.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEmpregados - Formaçãopt_PT
dc.subjectCapital humanopt_PT
dc.titleO impacto da formação no desenvolvimento do capital humano nas organizaçõespt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202111792-
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