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Title: A transição para a vida adulta mas... o que é ser adulto? : as práticas e representações sociais sobre o que é ser adulto em Portugal
Author: Henriques, Maria Filomena Viegas de Sousa
Keywords: Jovens - Atitudes - Portugal
Maioridade - Portugal
Transição para a vida activa - Portugal
Issue Date: 2004
Abstract: Esta comunicação refere-se ao trabalho de investigação que se está a desenvolver no âmbito do doutoramento em Sociologia (ISCTE) e que pretende identificar e caracterizar as representações sociais sobre o que é ser adulto na sociedade portuguesa. Nesta pesquisa apresenta-se um modelo de análise que assenta na representação de ser adulto de acordo com duas diferentes concepções: Representação hegemónica (que prevalece na sociedade portuguesa) O adulto é um estatuto a atingir com a obtenção de estabilidade na vida profissional, financeira e familiar. Tem por base o conceito estático e linear de adulto muitas vezes promovido por instituições como a escola e a família, contudo, considera-se que esta é uma representação que não se coaduna com a realidade das actuais trajectórias complexas, múltiplas, e destandardizadas dos jovens. Representação emancipada Representação que já não se apresenta como hegemónica mas sim como restrita a alguns jovens adultos l adultos da classe média/média alta urbana. Substitui o carácter pejorativo e estático do conceito de adulto pelo conceito de adulto que implica a ideia de aprendizagem continua, de auto-realização pessoal, profissional e afectiva e segundo o qual a evolução se dá de acordo com percursos complexos de avanços e recuos (Machado Pais, 2001). O adulto enquadra-se num modelo pós-moderno de transição para a vida adulta que pode ser vivido e representado segundo um modelo positivo de oportunidades, de possibilidades de escolha e experiências ou um modelo negativo de instabilidade, incerteza, risco e marginalização (ou da relação que se estabelece entre estes dois modelos).
Description: Intervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 30 (2004). - p. 183-200
Peer reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11067/4224
Document Type: Article
Appears in Collections:[ULL-ISSSL] IS, n. 30 (2004)

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