Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/4110
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Maria Teresa Nobre Loução, 1948--
dc.date.accessioned2018-08-08T10:12:09Z-
dc.date.available2018-08-08T10:12:09Z-
dc.date.issued1999-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/4110-
dc.descriptionIntervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 21 (2000). - p. 11-32pt_PT
dc.description.abstractO artigo faz parte da minha tese de Mestrado em Serviço Social que tem por título "A Ilusão do Direito à Saúde " e por temática a política de saúde nacional, analisada a partir das reclamações dos utentes dos Centros de Saúde da Sub-Região de Saúde de Setúbal, isto é, existentes no Gabinete do Utente que é um Serviço de reclamações. No ponto de vista do utente, o Gabinete do Utente é um serviço que contribui para a legitimação dos seus direitos de cidadania na saúde ou, pelo contrário, é um serviço controlador e hegemónico da instituição e dos próprios profissionais que a servem? Como forma de participação na saúde, qual é a função útil da reclamação/queixa? Que legitimidade e visibilidade tem? Que capacidade de decisão têm tido os queixosos na protecção da sua saúde, na participação e controlo dos seus serviços? Será a reclamação um meio pelo qual se exerce o direito que os indivíduos e a comunidade têm de participar na definição da política de saúde e no controlo do funcionamento dos serviços? E uma forma de mediação na modernidade (Estado /Sociedade /poder /dominação) ? Como se estabelece a relação comando - obediência? Há um espaço de participação no sentido da satisfação das necessidades da população envolvida, ou não?pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDireito à saúde - Portugalpt_PT
dc.subjectCidadania - Portugalpt_PT
dc.subjectServiços nacionais de saúde - Reclamações - Portugal - Setúbalpt_PT
dc.subjectServiços nacionais de saúde - Portugal - Setúbalpt_PT
dc.subjectPolítica de saúde - Portugalpt_PT
dc.titleA queixa na saúde : "sólida... ou a desfazer-se no ar... ?"pt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.peerreviewednopt_PT
Appears in Collections:[ULL-ISSSL] IS, n. 21 (2000)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
is_21_2000_1.pdfTexto integral17,38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons