Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/3985
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dc.contributor.authorMatias, Maria Aurora, 1948--
dc.date.accessioned2018-07-26T11:13:43Z-
dc.date.available2018-07-26T11:13:43Z-
dc.date.issued1996-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/3985-
dc.descriptionIntervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 13-14 (1996). - p. 65-74pt_PT
dc.description.abstractNa sua prática os Assistentes Sociais lidam essencialmente com indivíduos, famílias, grupos e populações que sofrem de tais carências que os impedem de terem acesso a educação, à saúde, a segurança social e ao trabalho e consequentemente estão impedidos de praticar os direitos civis e políticos no sentido dos seus interesses. Os Assistentes Sociais actuam sobre todas as necessidades dos indivíduos que vivem em situação de exclusão e pobreza. No seu espaço de intervenção, atravessado por varias contradições, os excluídos procuram conquistar e apropriar- se de bens e sérvios, e obter mais poder. Por sua vez os Assistentes Sociais procuram exercer uma mediação entre a população e as instituições/organizações, fornecedoras de bens e serviços, procurando articular as necessidades com o acesso a condição de usuário dos sérvios. As condições em que se efectua a mediação e o sentido que lhe e atribuído poderão contribuir para a aquisição da cidadania, ou, pelo contrario, transformar os indivíduos em usuários servis de bens e serviços, incluindo do próprio Serviço Social. O sentido e o resultado da prática dos Assistentes Sociais dependem de condições externas a profissão e de condições internas. Entre estas, considero de particular importância a formação que os futuros profissionais adquirem nas escolas por ser aí que formam ou fundamentam o seu quadro de referencias te6rico!ideol6gico e aprendem o ser e o fazer profissional.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAssistentes sociais - Formaçãopt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.titleEscolas de serviço social : funcionamento democrático e aprendizagem da cidadaniapt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.peerreviewednopt_PT
Aparece nas colecções:[ULL-ISSSL] IS, n. 13-14 (1996)

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