Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/393
Título: A ação do psicólogo clínico na saúde dos universitários
Autor: Rodrigues, Sara Inês Sanina de Morgado, 1986-
Orientador: Tomé, Gina Maria Quinás, 1973-
Santos, Tânia Gaspar Sintra dos, 1977-
Palavras-chave: Psicologia clínica - Prática profissional
Aconselhamento no ensino superior
Estudantes universitários - Psicologia
Projecto Aventura Social - Ensino e estudo (Estágio)
Data: 3-Out-2013
Resumo: Este relatório de estágio descreve e analisa as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular para obtenção do grau de Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Lusíada de Lisboa, tendo decorrido no Centro de Estudos Aventura Social (AS), com foco na população universitária. Foi nesta população que foram levadas a cabo consultas de apoio psicológico, nas instalações do GAP (Gabinete de Apoio Psicopedagógico), inserido no Centro Médico da Universidade Técnica de Lisboa (UTL) e foi para esta população que foi desenvolvido um Programa de Competências Sociais e Integração no Mercado de Trabalho, bem como ações de promoção da saúde mental nas várias Associações de Estudantes (AE’s), com vista à aproximação entre o GAP e os alunos do Ensino Superior. O método clínico aplicado foi o estudo de caso e os resultados foram analisados e interpretados segundo o modelo cognitivocomportamental, tendo-se observado em geral uma melhoria da sintomatologia nos alunos acompanhados, adequando-se o acompanhamento à população. Apesar do Centro de Estudos Aventura Social trabalhar essencialmente com crianças e jovens, foi-nos lançado o desafio de desenvolver também um programa que aproximasse gerações (jovens e seniores) em diferentes Juntas de Freguesia, tendo por base a promoção de competências sociais e tendo sido esse trabalho desenvolvido na Junta de Freguesia da Ajuda e na Junta de Freguesia da Buraca e acabando por ser igualmente incluído neste Projeto de Estágio. Foi possível observar um acréscimo gradual do interesse dos estudantes universitários nos serviços disponibilizados pelo GAP, existindo ainda um grande desconhecimento acerca da existência deste recurso para os alunos. Apesar da procura pelos serviços ter aumentado, as taxas de desistência continuam a ser elevadas, muito possivelmente porque os estudantes procuram uma ajuda situacional, ou seja, em situações de crise e assim que sentem uma melhoria na sua qualidade de vida desistem das consultas. Acerca dos programas de intervenção, foi possível observar um grande interesse em participar por parte das crianças e uma maior resistência por parte da comunidade sénior. Quanto aos resultados dos mesmos, foi possível observar nos três grupos uma satisfação com o programa. Em reuniões posteriores com técnicos, estes transmitiram que apesar das poucas sessões, existiu um impacto positivo no comportamento e desempenho dos participantes, especialmente no grupo de jovens da Junta de Freguesia da Ajuda. Também os estudantes universitários que participaram no Programa SER Universitário apresentaram, no geral, melhorias no que respeita aos relacionamentos interpessoais. Em conclusão, considera-se que os objetivos de estágio foram alcançados, com uma aquisição de competências e conhecimentos essenciais para o desempenho enquanto profissional em psicologia clínica.
Descrição: Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2013
Exame público realizado em 3 de Outubro de 2013
URI: http://hdl.handle.net/11067/393
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] Dissertações

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