Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/3837
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Maria João dos Reis Moreira, 1964--
dc.contributor.authorBucha, Luís Carlos Oliveira de Pinho Godinho, 1992--
dc.date.accessioned2018-06-06T16:44:39Z-
dc.date.available2018-06-06T16:44:39Z-
dc.date.issued2018-06-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/3837-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2017pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 17 de Maio de 2018pt_PT
dc.description.abstractA presente dissertação procura estabelecer um entendimento do olhar, percepção e profunda consciência de Le Corbusier para com a Ordem Essencial, a qual este acredita definir a noção que compreende o Homem na sua existência e síntese para com o nosso mundo. Essa intenção reflecte, igualmente, a necessidade primordial de um arquitecto procurar e descodificar uma regra, uma medida, no fundo, uma ordem que, no âmbito da arquitectura, se estabeleça por via de um traçado regulador, um modelo geométrico que se traduza num princípio de proporção e harmonia do espaço construído. Esta procura, intrínseca para com a viagem que Le Corbusier empreende consigo próprio, enquadra, em si, os preceitos da reflexão e síntese tecida, então, acerca de Le poème de l´angle droit, uma singular composição poética, gráfica e pictórica que para além de reflectir uma profusão contínua de referências que demonstram a concepção de uma nova linguagem que fosse reconhecível e adequada para, no fundo, encontrar a tão desejada Ordem Essencial, acaba também por celebrar a vida e expressão de um arquitecto-poeta, que emerge na mítica figura do Bon Sauvage, ícone e expressão autêntica da sua humanidade, síntese e verticalidade perante a realidade. Uma vez conscientes e imbuídos no distinto e complexo universo de Le poème de l´angle droit, consideramos uma hipótese de reflexo e espelhamento desta obra poética no Cabanon, um objecto arquitectónico que, em termos da sua concepção, para além de traduzir o referido modelo de proporção e harmonia, é também um continuum da reflexão e substância tecida a partir da experiência e reacção poética do “objecto ambíguo”; neste caso, a concha, e na qual Le Corbusier dormia, reflectia e contemplava o eterno horizonte do Mar Mediterrâneo, despojando-se de tudo o que lhe era acessório, e imergindo na honestidade e essência do que a natureza lhe tinha para oferecer.pt_PT
dc.description.abstractThe present dissertation attempts to establish a comprehension regarding the perception and profound consciousness of Le Corbusier towards an Essential Order, to which he believes that defines a conception that understands Man on its existence and synthesis towards reality. Also, this intention sets a primordial need of an architect in search and inquiry of a rule, a measure and, in the end, an order that, in the architectural scope, establish a regulating line, a geometric module which defines a principle of proportion and harmony in the building dwelling. Furthermore, Le Corbusier´s initiates its own journey in search of reflection and synthesis concerning Le poème de l´angle droit. This exceptional poetic, graphic and pictorial composition that reflects a continuous profusion of references that shows the conception of a new language that would be recognizable and suitable to find the desirable Essential Order, but also to celebrate the life and vision of a poet-architect, that emerge in the mythical figure of the Bon Sauvage, an icon and expression of its authentic humanity, synthesis and frontality towards reality. Once conscious and embedded in the complex and distinct universe of Le poème de l´angle droit, let us consider the hypothesis of mirroring of this poetical composition on the Cabanon, an architectural design that, in terms of conception, translates beyond the proportional and harmonious module, and is also the continuous reflection and essence acquired from experience and poetical reaction of the “ambiguous object”; in this case, the shell, on which Le Corbusier slept, thought and cherished the Mediterranean eternal sea horizon, freeing himself from everything that was disposal, and so, immersing on the essence and honesty from what nature had to offer him.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectArquitectura - - Factores humanospt_PT
dc.subjectArquitectura e Literaturapt_PT
dc.subjectLe Cabanon (Roquebrune-Cap-Martin, França)pt_PT
dc.subjectLe Corbusier, 1887-1965 - - Crítica e interpretaçãopt_PT
dc.subjectRoquebrune-Cap-Martin (França) - Edifícios, estruturas, etc.pt_PT
dc.titleNa procura de uma "Ordem Essencial" : entendimento e síntese de "Le poème de l’angle droit" de Le Corbusierpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid201925753-
Aparece nas colecções:[ULL-FAA] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mia_luis_bucha_dissertacao.pdfDissertação16,4 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons