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dc.contributor.advisorLeite, Teresa Paula Rodrigues de Oliveira, 1964--
dc.contributor.advisorVieira, Isabel Alexandra Ferreira Pinto, 1967--
dc.contributor.authorTeixeira, Sara Carina Fernandes, 1990--
dc.date.accessioned2018-02-16T16:30:14Z-
dc.date.available2018-02-16T16:30:14Z-
dc.date.issued2018-02-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/3749-
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2017pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 8 de Fevereiro de 2018pt_PT
dc.descriptionPor razões éticas e deontológicas, o documento apenas se encontra disponível parcialmente.-
dc.description.abstractA musicoterapia tem surgido cada vez mais como uma intervenção terapêutica indicada para crianças com diversas patologias, incluindo a perturbação do espetro do autismo. O presente relatório descreve o trabalho levado a cabo no âmbito do estágio curricular do curso de mestrado em musicoterapia na Universidade Lusíada. A intervenção musicoterapêutica foi realizada numa escola de ensino básico e pré-escolar com oito crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 13 anos, diagnosticadas maioritariamente com perturbação do espetro do autismo (PEA), e minoritariamente com atraso global do desenvolvimento (AGD) e problemas comportamentais (PC). As intervenções terapêuticas foram individuais e basearam-se nas técnicas da improvisação. O principal objetivo deste estágio foi o de verificar os efeitos da improvisação musicoterapêutica na intervenção com esta população-alvo em contexto escolar, com especial intuito de despertar as crianças para a relação com o outro. Foi realizada uma análise mais aprofundada de dois casos de crianças com PEA com 5 e 13 anos de idade. Através das avaliações realizadas no início, meio e final da intervenção, verificou-se que a musicoterapia tem efeitos benéficos nesta população, principalmente na área social e comunicacional.pt_PT
dc.description.abstractMusic therapy has increasingly emerged as a therapeutic intervention indicated for children with various pathologies, including autism spectrum disorder. This report describes a stage of intervention in music therapy at a pre-primary and elementary school with eight children aged between 4 and 13, diagnosed mainly with autism spectrum disorder (ASD), and a minority with a global developmental delay (GDD) and behavioral disorders (BD). Therapeutic interventions were individual and based on improvisation techniques. The main objective was to verify the effects of music therapy improvisation in the intervention with this target population in a school context, with special intention to awaken the children to the relationship with the other. It was conducted a further analysis on two case studies with 5 and 13 year old children with ASD. Through the evaluations completed at the beginning, middle and end of the intervention, it was verified that music therapy has beneficial effects in this population, mainly in the social and communicational area.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCrianças autistaspt_PT
dc.subjectMusicoterapia para criançaspt_PT
dc.subjectEscola Básica do Primeiro Ciclo com pré-Escolar da Ladeira (Madeira, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)pt_PT
dc.titleDespertar mudanças no desenvolvimento : a musicoterapia em crianças com perturbação do espetro do autismopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid201852411pt_PT
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