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Título: Interface de transportes agregado ao híbrido na arquitetura
Autor: Maciel, César Miguel Marques
Orientador: Santos, Carlos Manuel de Jesus
Palavras-chave: Edifícios híbridos
Transportes
Mobilidade urbana
Espaço público
Data: 2017
Resumo: Com a revolução industrial, as transformações urbanas foram mais acentuadas para o conceito de mobilidade. As mudanças urbanas sucedem-se não só no âmbito industrial, económico, social, mas também a um nível da comunicação e nos meios de transporte. Neste período as cidades tiveram um crescimento exponencial do número de habitantes, que originou, consequentemente uma degradação e congestionamento das cidades modernas, provocando, circulação intensa, poluição industrial, entre outros. Na problemática da organização espacial surgiram várias linhas de pensamento de organização urbana com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas. O desenvolvimento dos meios de transporte provocou a dispersão da cidade, com envolventes mais vastas, resultando numa maior pressão para a partilha de espaços e programas nos núcleos urbanos. A preocupação de aglomerar funções num edifício híbrido veio facilitar a acessibilidade e reorganizar a limitação espacial. Uma das contribuições teóricas mais importantes no processo de definição do significado do termo "híbrido" em relação à disciplina da arquitetura é a de Joseph Fenton, (Hybrid Bulding). Embora a contribuição é uma referência aos desenvolvimentos no contexto norte-americano, Fenton estabelece a sua definição ampla com base nas características dos acontecimentos económicos e de evolução do edificado. Pode dizer-se que o híbrido na arquitetura é referido principalmente à combinação de diferentes programas dentro de um único edifício, podendo referir-se a campos estruturais, formais, tipológicos, funcionais, entre outros. As questões de utilização do espaço público e regeneração urbana constituem um desafio ao qual o interface de transportes e o edifício híbrido poderão ter um papel importante na redução do congestionamento automóvel, na articulação de modos de transporte, na reestruturação do espaço publico e, ainda, oferecer várias funções do quotidiano num só edifício, colmatando défices da envolvente urbana. Esta dissertação tem como objetivo compreender a junção do edifício híbrido com um interface de transportes e as vantagens que pode trazer para o meio urbano. Trata-se de uma abordagem que envolve as características funcionais do híbrido com os vários sistemas de transportes, com pressuposição social urbana inerentes ao desenvolvimento sustentável da cidade.
With the industrial revolution, the urban transformations were more accentuated for the concept of mobility. The urban changes succeed not only in the industrial, economic, social, but also at a level of communication and means of transport. In this period, the cities had an exponential increase in the number of inhabitants, which consequently caused a degradation and congestion of modern cities, such as, heavy traffic, industrial pollution. In the problematic of the spatial organization, several lines of thought of urban organization appeared, with the aim of improving the people's quality of life. The development of means of transport has led to the dispersion of the city, with wider surroundings, resulting in greater pressure for the sharing of spaces and programs in urban centers. The concern of agglomerating functions in a hybrid building came to facilitate accessibility and reorganize the spatial limitation. One of the most important theoretical contributions in the process of defining the meaning of the term "hybrid" in relation to the discipline of architecture is that of Joseph Fenton (Hybrid Building). Although the contribution is a reference to developments in the North American context, Fenton establishes it's broad definition based on the characteristics of economic events and developments of the building. It can be said that the hybrid in architecture is mainly referred to the combination of different programs within a single building, being able to refer to structural, formal, typological, functional fields, among others. The issues of use of public space and urban regeneration are a challenge to which the transport interface and the hybrid building may play an important role, in reducing congestion, in the articulation of modes of transport, in the restructuring of the public space and in offering several functions in a single building, filling deficits of the urban environment. This dissertation aims to understand the junction of the hybrid building with a transport interface and the advantages it can bring to the urban environment. It is an approach that involves the functional characteristics of the hybrid with the various transport systems, with urban social presupposition inherent to the sustainable development of the city.
Descrição: Mestrado Integrado em Arquitectura
Exame público realizado em 26 de Julho de 2017
URI: http://hdl.handle.net/11067/3686
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULF-FAA] Dissertações

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