Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/3672
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorManoel, Bernardo de Orey, 1969--
dc.contributor.authorBraga, João Nuno Martins, 1967--
dc.date.accessioned2017-12-07T17:48:36Z-
dc.date.available2017-12-07T17:48:36Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/3672-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2012.pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 6 de Março de 2013.pt_PT
dc.description.abstractSendo Lisboa uma cidade com vários séculos de história, é natural que o seu estudo e conhecimento sejam do interesse de muitos e em particular de quem está ligado, directa ou indirectamente, à arquitectura e ao urbanismo. Muitos têm sido e são aqueles que dedicam a sua vida ao estudo da cidade e ao modo como esta se tem desenvolvido ao longo dos séculos. Para um estudante de arquitectura esse interesse surge reforçado pois existe uma componente adicional de novidade que surge naturalmente com o desenrolar do dia-a-dia académico, e com o consequente contacto com as matérias em estudo. Um conhecimento mais aprofundado da cidade foi condição fundamental para o desenvolvimento dos exercícios propostos na cadeira de Projecto, pois, não só todos eles se propunham intervir no núcleo histórico da cidade, como o primeiro dava especial enfoque a questões de escala urbana e de aferição do território mas também, à temática do património edificado que não é de importância inferior,levantando questões referentes ao modo como a sociedade em geral e o poder político e administrativo em particular têm conduzido o destino deste mesmo património. O tema proposto no segundo exercício estava directamente ligado à matéria abordada nesta dissertação pois foram as ruínas do teatro romano de Lisboa o local escolhido para objecto de intervenção.A condição em que estas ruínas se encontram é testemunho evidente de uma longa e atribulada sucessão de acontecimentos que lhe moldaram a actual configuração, sendo neste momento um conjunto de várias situações tortuosas difíceis de integrar. Na abordagem inicial que se efectuou ao troço de cidade em questão, surgiram os primeiros sinais da complexa e extensa lista de matérias que importava estudar e analisar, e em simultâneo, o descobrir de uma porção da cidade pouco conhecida e que só recentemente tem vindo a ser divulgada à medida que vão sendo executados trabalhos arqueológicos nos vários locais onde é possível a sua realização. Foi neste âmbito que procurei aprofundar o meu conhecimento sobre a cidade de Lisboa durante a época em que os romanos a dominaram e em particular sobre o teatro que edificaram na encosta do Castelo.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectArquitectura romana - Portugal - Lisboapt_PT
dc.subjectTeatros - Conservação e restauro - Portugal - Lisboapt_PT
dc.subjectLisboa (Portugal) - Históriapt_PT
dc.subjectLisboa (Portugal) - Edifícios, estruturas, etcpt_PT
dc.titleA cidade romana : Olisipo, memória e usopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid201776111-
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