Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11067/3651
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pires, Maria Adelaide Gregório dos Santos da Fonseca, 1939- | - |
dc.contributor.advisor | Lucena, Ana Cristina de Fonseca Goulart Medeiros, 1957- | - |
dc.contributor.author | Filipe, Fernando Miguel da Costa, 1979- | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-06T16:46:54Z | - |
dc.date.available | 2017-12-06T16:46:54Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/3651 | - |
dc.description | Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade Lusíada de Lisboa, 2013. | pt_PT |
dc.description | Exame público realizado em 28 de Novembro de 2013. | pt_PT |
dc.description.abstract | O currículo oculto tem, em circunstâncias normais, um papel secundário quando comparado com o currículo explícito ou expresso, mas os seus efeitos mostram-se positivos e quase necessários para uma educação global. Caracterizado como sendo paralelo ou implícito, é uma parte importante da relação do professor com o aluno, não esquecendo que a este nível se prepara o aluno para a cidadania, estando também presente em todas as fases da elaboração curricular. Esta relação estreita do que está planificado e todo o acréscimo de informação – conceitos, valores e atitudes – que o aluno retira do processo educativo, é o que permite que as nossas crianças sejam os homens de amanhã, com educação além do cognitivismo. Tendo isso em consideração, se conseguirmos manipular esta relação entre o que está planificado e o que não está, mas que é considerado importante, podemos efetivamente obter melhores resultados, quer na formação, quer no seu aproveitamento intelectual. O nosso estudo incide sobre a análise comparativa dos dados recolhidos em duas turmas durante a prática pedagógica supervisionada (estágio), do autor deste trabalho. Foi selecionada uma unidade temática específica e aplicada a ambas as turmas, sendo que a primeira incide, quase em exclusivo, no estipulado no currículo expresso e a segunda, desenvolvendo outras atividades paralelas relacionadas com diferentes temáticas e conceitos, que foram estruturadas de acordo com os interesses e motivações dos alunos. No fim verifica-se que os resultados da turma que desenvolve atividades pertencentes ao currículo oculto, demonstram uma melhor assimilação de conceitos básicos, a par da assimilação de outros não estipulados inicialmente no currículo expresso. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Escola E.B. 2/3 Ciclos Prof. Agostinho da Silva (Sintra, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio) | pt_PT |
dc.subject | Artes - Ensino e estudo | pt_PT |
dc.subject | Relação professor-aluno | pt_PT |
dc.subject | Educação especial - Currículos | pt_PT |
dc.title | A importância do currículo oculto no ensino das artes visuais | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201119650 | - |
Aparece nas colecções: | [ULL-IPCE] Dissertações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
meav_fernando_filipe_dissertacao.pdf | Dissertação | 3,34 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este registo está protegido por Licença Creative Commons