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dc.contributor.advisorTainha, Manuel Mendes, 1922-2012-
dc.contributor.advisorPereira, Alexandre Carlos Sá Guerra Marques, 1962--
dc.contributor.authorAndrade, Ana Rita Carvalho, 1987--
dc.date.accessioned2017-11-28T15:36:26Z-
dc.date.available2017-11-28T15:36:26Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/3612-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2011pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 19 de Janeiro de 2012pt_PT
dc.description.abstractDurante o século XX, assistiu-se a um fenómeno de urbanização a nível global, no qual as cidades como são conhecidas hoje, sofreram um crescimento exponencial, que foi influenciado por uma forte motorização, alterando a maneira de viver (n)a cidade. Assim, procura-se reflectir sobre o papel da rua como suporte ou canal da mobilidade e a sua importância como o espaço público por excelência da cidade, espaço onde se desenrolam variadas interacções sociais. Critica-se o impacto que o automóvel tem no padrão de deslocação contemporânea, na evolução e funcionamento das próprias cidades, assim como a enorme importância que adquiriu no quotidiano das pessoas. O tema da mobilidade pedonal em cidades acidentadas incide sobre uma temática actual e relevante, especialmente no que respeita ao aumento da competitividade das cidades e qualidade de vida dos seus habitantes. Assim o trabalho debruça-se sobre a forma de potenciar a circulação a pé com recurso a meios mecânicos de elevação que, quando articulada com uma boa rede de transportes públicos e uma boa gestão do uso do solo, permite reduzir o uso do automóvel dentro da cidade. Sendo que a mobilidade pedonal foi esquecida durante longos anos enquanto modo de transporte que carece de um planeamento cuidado e um lugar de destaque na estruturação das cidades, não tendo sido sempre assegurada a sua integração com os outros modos, é objectivo desta dissertação o estudo do uso dos meios mecânicos em cidades com orografia desfavorável para auxílio das deslocações pedonais, verificando-se que este potencia a marcha a pé, diminui o desgaste físico e o desconforto do peão.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPeõespt_PT
dc.subjectElevadores - Portugalpt_PT
dc.subjectElevadores - Portugal - Lisboapt_PT
dc.subjectMáquinas de elevaçãopt_PT
dc.titleMobilidade pedonal em cidades acidentadas : mais de um século de meios mecânicos de elevação em Portugalpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
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