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dc.contributor.advisorLeite, Teresa Paula Rodrigues de Oliveira, 1964-por
dc.contributor.advisorMonjardino, João Pedro Santos Galiano, 1977-por
dc.contributor.authorRamos, Anabela Vieira, 1985--
dc.date.accessioned2013-09-17T11:06:00Z-
dc.date.available2013-09-17T11:06:00Z-
dc.date.issued2013-09-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/353-
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2012por
dc.descriptionExame público realizado em 4 de Junho de 2012por
dc.description.abstractO presente relatório pretende descrever o estágio curricular, referente ao segundo ano lectivo do Mestrado em Musicoterapia, realizado no Centro de Acolhimento Temporário de Tercena entre Outubro de 2010 a Junho de 2011. Esta intervenção musicoterapêutica pretendeu promover as actividades de grupo em contexto de lar, com vista ao desenvolvimento de competências sociais e à implementação de dinâmicas de grupo reparadoras para os residentes. Pretendeu também organizar actividades de ocupação em contexto de lar que proporcionassem uma melhor articulação entre a intervenção educativa e uma oferecesse uma abordagem terapêutica aos utentes. Por fim, pretendeu utilizar a música como veículo de reparação de laços afectivos, no sentido de facilitar a aproximação da criança ou adolescente às suas figuras de referência, ajudando a estabelecer novas relações de proximidade através de padrões de relacionamento mais adaptativos e satisfatórios ao seu desenvolvimento pessoal. O relatório começa por incluir a descrição do Centro de Acolhimento Temporário de Tercena e as características dos utentes que residem nesta instituição. Seguindo com a apresentação de uma revisão de literatura referente à aplicação da musicoterapia com crianças e adolescentes institucionalizados, sendo discutido o tema da vinculação e o potencial terapêutico da música no domínio da relação interpessoal, mais propriamente na reparação de relações de vinculação. No bloco metodológico são apresentados os procedimentos, a amostra da população-alvo, as técnicas e materiais utilizados nesta intervenção musicoterapêutica, sendo ainda descritas as intervenções terapêuticas realizadas no âmbito deste estágio curricular, com a apresentação de dois estudos de caso de forma pormenorizada. Para monitorizar e avaliar os resultados foi utilizado o ”Psychiatric Music Therapy Questionaire’s” (PMTQ) para crianças e adolescentes, aplicado no início e no fim da intervenção musicoterapêutica e as reflexões realizadas ao longo das sessões. (Anabela Vieira Ramos)por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCrianças em risco - Assistência em instituições - Portugal - Lisboapor
dc.subjectJovens em risco - Assistência em instituições - Portugal - Lisboapor
dc.subjectMusicoterapia para criançaspor
dc.subjectMusicoterapia para adolescentespor
dc.titleA música e o vínculo afectivo : intervenção musicoterapêutica num centro de acolhimento para crianças e adolescentespor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201788470-
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] Dissertações

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