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dc.contributor.authorSantana, Suely de Melo-
dc.contributor.authorMatos, Margarida Gaspar de, 1956--
dc.contributor.authorNegreiros, Jorge-
dc.contributor.authorSimões, Maria Celeste Rocha-
dc.date.accessioned2017-08-03T11:25:51Z-
dc.date.available2017-08-03T11:25:51Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSantana, Suely de Melo [et al.] (2016) - A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literatura. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 7:1-2 (Janeiro-Dezembro 2016) 449-463.-
dc.identifier.issn1647-4120-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/3532-
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.34628/vswg-7h44-
dc.descriptionRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 7, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016). - p. 449-463.por
dc.description.abstractO abuso de substâncias é muito comum na adolescência. As intervenções desenvolvidas em meio escolar são consideradas uma abordagem adequada para prevenir o abuso de substâncias nos jovens. Apesar dos avanços conseguidos nas últimas três décadas, a evidência empírica acerca da eficácia dos programas de prevenção em meio escolar é ainda limitada. Este artigo examina os resultados de uma revisão da literatura sobre a avaliação dos programas de prevenção em meio escolar para prevenir o consumo de tabaco, álcool, maconha e outras drogas ilícitas. Com base em revisões sistemáticas, meta-análises e estudos individuais foi identificado um conjunto de características que estão associadas a eficácia de programas de prevenção para adolescentes e jovens. Especificamente, os programas de prevenção eficazes: 1) utilizam estratégias baseadas em conceitos de influência social e competências de vida; 2) envolvem níveis elevados de interatividade; 3) estão organizados em múltiplas sessões; 4) incluem sessões de reforço. As diferenças na eficácia em função do tipo de agente de implementação do programa parecem ser influenciadas por outros fatores como a interatividade. Enunciam-se, por último, algumas limitações da presente revisão da literatura.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDrogas e juventude - Prevençãopor
dc.subjectAbuso de drogas - Ensino e estudopor
dc.titleA eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literaturapor
dc.typearticlepor
dc.identifier.citationtitleA eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literatura-
dc.identifier.citationauthorSantana, Suely de Melo-
dc.identifier.citationauthorMatos, Margarida Gaspar de-
dc.identifier.citationauthorNegreiros, Jorge-
dc.identifier.citationauthorSimões, Maria Celeste Rocha-
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 07, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016)

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