Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/3522
Título: A utilização de aplicações em iPad para o desenvolvimento da comunicação e da linguagem em crianças com autismo
Autor: Maya, Catarina de Faria e
Lima, Cláudia Rute de Barros Viana Maçarico Bandeira de, 1972-
Palavras-chave: Crianças autistas - Meios de comunicação
Crianças autistas - Linguagem
Tablet (Computador) - Aplicações móveis
Data: 2016
Citação: Maya, Catarina de Faria e ; Lima, Cláudia Rute de Barros Viana Maçarico Bandeira de (2016) - A utilização de aplicações em iPad para o desenvolvimento da comunicação e da linguagem em crianças com autismo. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 7:1-2 (Janeiro-Dezembro 2016) 323-332.
Resumo: A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é uma patologia do neurodesenvolvimento que pode estar associada a uma Perturbação de Linguagem caracterizada pela ausência de oralidade. A utilização de instrumentos de comunicação aumentativa, ricos em estímulos visuais, tem sido reconhecida como uma forma de responder às características de aprendizagem que, numa grande parte das crianças com PEA, assenta muito na memória visual. Neste contexto, instrumentos como o iPad têm vindo a ser mais utilizados por serem portáteis, lúdicos, bem aceites pelos pares e por, segundo Flores et al (2012), a sua utilização estar associada a um maior número de comportamentos comunicativos. Avaliar a viabilidade de um conjunto de aplicações em iPad, enquanto instrumentos de comunicação aumentativa, tendo em conta: (a) a adesão das crianças à utilização das aplicações, (b) o desenvolvimento de comportamentos comunicativos e (c) as evoluções ao nível da linguagem expressiva. Metodologia: São apresentados quatro estudos de caso, onde foram aplicados três programas de estimulação da linguagem e da comunicação, construídos pelo LógicaMentes: Aprender – As Primeiras Palavras; As Frutas; Quadro de Comunicação. Resultados: Verifica-se uma boa adesão, um aumento de comportamentos comunicativos e, ainda, um aumento na quantidade e correcção dos sons produzidos, aquando da apresentação dos estímulos nas aplicações, que por vezes não se verifica durante a apresentação dos mesmos estímulos por vias não tecnológicas. São discutidas as vantagens e algumas limitações associadas à utilização do iPad, sendo propostas estratégias para contornar as limitações encontradas.
Descrição: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 7, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016). - p. 323-332.
URI: http://hdl.handle.net/11067/3522
https://doi.org/10.34628/8qz4-0h28
ISSN: 1647-4120
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 07, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
rpca_v7_n1-2_23.pdf929,05 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.