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dc.contributor.authorCastilho, Clara-
dc.contributor.authorCunha, Cristina-
dc.contributor.authorGamito, Dolores-
dc.date.accessioned2017-08-03T10:06:02Z-
dc.date.available2017-08-03T10:06:02Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCastilho, Clara ; Cunha, Cristina ; Gamito, Dolores (2016) - “Do agir ao pensar.” Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 7:1-2 (Janeiro-Dezembro 2016) 137-153.-
dc.identifier.issn1647-4120-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/3507-
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.34628/t00x-xy54-
dc.descriptionRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 7, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016). - p. 137-153.por
dc.description.abstractApresentação do projeto desenvolvido durante 4 anos no "CENTRO DOUTOR JOÃO DOS SANTOS” e apoiado pela Direção Geral da Saúde. O Projeto teve como objetivo a diminuição das queixas de comportamento em meio escolar, das dificuldades emocionais severas, bem como das dificuldades globais na iniciação à aprendizagem escolar (leitura, escrita, cálculo, nível gráfico), assim como uma melhor integração individual e social em meio escolar. Abrangeu 42 crianças e respetivas famílias. Para além da integração das crianças em grupo pedagógico-terapêutico, foi possível reforçar a intervenção pelas expressões (plásticas, teatro, psicomotricidade, música) e os apoios psicológicos. O impacto foi estudado através de diversos testes (psicológicos, psicomotores, pedagógicos e familiares) e questionários externos aos professores. Verificou-se uma clara evolução global em todas as áreas estudadas. Os resultados vieram reforçar a ideia de que o peso das experiências emocionais nos primeiros anos de vida são determinantes na evolução individual, familiar, escolar e social de cada criança. Foi visível a influência das perturbações familiares nos contextos de vida, constituindo um risco nas queixas de comportamento e aprendizagem apresentadas por muitas crianças. As práticas de intervenção pela pedagogiaterapêutica, reforçadas por atividades lúdico expressivas, fizeram a diferença na evolução das “prestações” destas crianças, como demonstram as avaliações pedagógica, psicológica e psicomotora.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCrianças em risco - Psicologiapor
dc.subjectCrianças em risco - Serviços para - Portugalpor
dc.title“Do agir ao pensar”por
dc.typearticlepor
dc.identifier.citationtitle“Do agir ao pensar”-
dc.identifier.citationauthorCastilho, Clara-
dc.identifier.citationauthorCunha, Cristina-
dc.identifier.citationauthorGamito, Dolores-
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 07, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016)

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