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dc.contributor.advisorManoel, Bernardo de Orey, 1969-por
dc.contributor.authorCavaco, Ana Catarina Sapina, 1987-por
dc.date.accessioned2013-09-16T20:28:14Z-
dc.date.available2013-09-16T20:28:14Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/348-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2012por
dc.descriptionExame público realizado em 5 de Dezembro de 2012por
dc.description.abstractEsta dissertação procura encontrar uma possibilidade de diálogo entre Arquitectura e Dança. Procura ser uma reflexão sobre a experiência do bailarino - actor sobre o espaço. Exige-se a presença de um sensível e pensante; um corpo capaz de captar o espaço exterior a si mas ao mesmo tempo, revelador do seu interior/âmago. A narrativa espacial centra-se em Pina Bausch, autora que através do papel preponderante examina questões referentes ao movimento como impulsão vital e o corpo - pensamento como criador de espaço e cidade/urbanidade. Procura ser uma analogia do corpo dançante e dos espaços por si criados ao corpo dançante e actuante na cidade. O processo de uma coreografia com base no processo de criação arquitectónica e/ou no encarar de um projecto arquitectónico. No fundo, torna-se um processo de planeamento de ambos. Um projecto arquitectónico como seguimento de um olhar e repetição e uma coreografia como montagem seguidora de uma estrutura arquitectónica. A influência da visão dançante ao percorrer um espaço. Espaço esse em que, sem querermos, fazemos a nossa dança, tendo a nossa impressão/sensação, a nossa própria coreografia. Seguimos um inconsciente sentido e interpretamos o percurso como uma sucessão de passos, como uma sucessão de elementos com significado. Esta dissertação justifica, fundamenta e aprofunda a investigação que gerou a proposta de final da cadeira de Projecto III: estudar a cidade de Lisboa com um nexo urbano, passível de criar um sistema gerador de atracção e movimentação da cidade tornando a cidade de Lisboa um palco de sistemas. Procuramos responder a esta proposta fazendo um estudo das transições encontradas entre o Cais do Sodré e Santa Apolónia. Em consequência, a atmosfera do espaço, o seu ambiente e a sequência dos passos existentes na cidade é a qualidade espacial que identificamos nesta dissertação enquanto capacidade narrativa e conferente de estímulos subconscientes e corpóreos. A Arquitectura é a base de vida e logo da Dança. Sem ela, a Dança, não se concretiza, seja por um mero palco, seja pela cidade e que, com a evolução tecnológica, como sociológica e cultural torna-se uma disciplina que entende o espaço da arquitectura. (Ana Catarina Sapina Cavaco)por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBausch, Pina, 1940-2009 - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectPlaneamento urbano - Portugal - Lisboapor
dc.subjectEspaço (Arquitectura)por
dc.subjectDançapor
dc.subjectCenografiapor
dc.titleArquitectura e dança : narrativas espaciais : o caso de Pina Bauschpor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201787067-
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