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dc.contributor.authorOliveira, Íris M.-
dc.contributor.authorTaveira, Maria do Céupor
dc.contributor.authorPorfeli, Erik J.por
dc.date.accessioned2017-07-24T13:41:05Z-
dc.date.available2017-07-24T13:41:05Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOliveira, Íris M. ; Taveira, Maria do Céu ; Porfeli, Erik J. (2016) - Dimensões e ecologia do desenvolvimento de carreira na infância : uma revisão de estudos. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 7:1-2 (Janeiro-Dezembro 2016) 13-29.-
dc.identifier.issn1647-4120-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/3447-
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.34628/x1aq-h771-
dc.descriptionRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 7, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016). - p. 13-29.por
dc.description.abstractAs crianças envolvem-se em experiências contextuais que sustentam o seu desenvolvimento de carreira. Revisões da literatura em 2005 e 2008 identificaram dimensões-chave de desenvolvimento de carreira na infância e reconheceram a importância dos contextos nesse processo. Este trabalho reviu estudos publicados entre 2008 e 2015, à luz da teoria de sistemas de vida do comportamento e desenvolvimento de carreira. Efetuaram-se pesquisas em seis bases de dados internacionais e reviram-se 55 artigos. A internacionalização deste tema é ilustrada por publicações derivadas de 16 países. Verificou-se que a maioria dos artigos utiliza métodos quantitativos e transversais. Estudos transversais e longitudinais incluem tanto crianças como adolescentes, sugerindo dificuldades de delimitação cronológica destes períodos de vida e necessidade de abordar o desenvolvimento de carreira ao longo do ciclo vital. O conteúdo revisto sugeriu que o sistema intrapessoal é o mais comummente abordado, existindo menos estudos enquadrados nos sistemas social e ambiental-social. Conclui-se que este tema tem despertado interesse internacional, embora necessite ainda de se apoiar num modelo teórico que valorize dimensões e contextos do desenvolvimento de carreira. A teoria de sistemas de vida poderá sustentar estudos futuros longitudinais, contextuais e qualitativos/mistos que informem sobre idiossincrasias no desenvolvimento de carreira na infância e (des)continuidades em processos/resultados de carreira no ciclo vital. Esta perspetiva poderá também apoiar a avaliação ecológica de necessidades de carreira das crianças e práticas de promoção do desenvolvimento de carreira.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectProfissões - Desenvolvimentopor
dc.subjectInteresses profissionaispor
dc.subjectCrianças - Atitudespor
dc.titleDimensões e ecologia do desenvolvimento de carreira na infância : uma revisão de estudospor
dc.typearticlepor
dc.identifier.citationtitleDimensões e ecologia do desenvolvimento de carreira na infância : uma revisão de estudos-
dc.identifier.citationauthorOliveira, Íris M.-
dc.identifier.citationauthorTaveira, Maria do Céu-
dc.identifier.citationauthorPorfeli, Erik J.-
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 07, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016)

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