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Título: A arquitectura do vinho : o Enoturismo numa adega de Melgaço
Autor: Marques, Jorge Miguel da Rocha
Orientador: Malheiro, Davide Miguel Magalhães
Palavras-chave: Arquitectura
Arquitectura e turismo
Enoturismo
Edifícios de armazenamento
Adega
Arquitectura vernacular
Arquitectura contemporânea
Adegas vinícolas
Património arquitectónico
Vinicultura
Melgaço
Data: 21-Jul-2017
Resumo: Para a elaboração desta dissertação começou-se por perceber o impacto que o vinho tinha sobre a região de Melgaço e de que forma este definia actualmente o território sendo a identidade do local, e de que forma este possa ser uma solução para o desenvolvimento futuro e um meio de eficaz resposta ao apelo de pessoas para o local. A arquitectura entra neste estudo como um dos elementos chave que pode intervir no local e é através de 3 elementos chave (morfologia, volumetria/espacialidade, tectónica) que se dá resposta aos problemas existentes de Melgaço, que se centram sobretudo na inexistência de uma adega capaz de dar resposta às ideologias das entidades públicas que tudo têm feito para que o vinho alvarinho seja dotado de uma rota enoturística coerente, e que seja capaz de satisfazer a procura de turistas mais específicos, que não vão apenas em busca do vinho, mas também da sua historia e cultura intrínsecas. Através de toda a cultura literária que se encontra sobre o tema do vinho, da vinha, da arquitectura do vinho e do enoturismo, podemos então retirar inúmeras reflecções teóricas e práticas sobre estes temas, e criarmos assim uma linha de pensamento e estruturação do tema com um fio condutor coerente que se assenta sobre 3 temas base; 1. O vinho em Melgaço, sua importância física e social; 2. O vinho ao longo da história, as adegas que o sustentaram como meio de trabalho da uva ao longo dos séculos, suas morfologias, espacialidade e tectónicas como diferentes mas eficazes meios de solução ao mesmo problema equacionado nas diferentes épocas; 3. As arquitecturas do vinho da actualidade mundiais, como fonte de pesquisa a respostas eficazes às divergentes necessidades actuais das adegas existentes em Melgaço, por forma a encontrar uma solução eficiente na projecção do nome Alvarinho como marca, não só de vinho, sinónimo não só de uma busca pela projecção económica local, mas sobretudo utilizar a arquitectura aliada ao Alvarinho como meio de transmissão de cultura e vanguarda.
For the development of this dissertation it was began to realize the impact that the wine had in region of Melgaço and the way that the wine currently defined the region and was a identity of the location, and how it can be a solution for a future development and na efflcient way to give an answear to call people to the local. Architecture comes in this case study like one of key elements that can serve on the local and it’s hrough three key elements (morphology, volumetry / spatiality, tectonic) that is possible give an answear to the problems existent in Melgaço, that focus primarily on the lack of a winery able to give the right solutions to the ideologies of the public entities that have making every it’s possible for the Alvarinho wine is provided with a efficient route enoturist, and that can be able that satisfy the demand of a more specific tourists, that dont go onlv for find good wine, but also your history and culture intrinsic. Through all the entire literary culture that is possible find about the theme of the wine, the vineyard, the architecture of wine and enotourism, we can have numerous theoric reflections and practices about these themes, and create a une of thought and structuration of the theme with a consistent conducting wire that sits on three basic themes; 1. The wine in Melgaço, your phisical and social impact; 2. The wine throughout the history, the wineries that that support all over the centuries, your morphologies, spatiality and thectonic like diferente but efficient solutions to the same problema equated in different seasons; 3. The diferente current world wine architectures, like fountain of seraching efificient answers to the divergent requirements of the current wineries existentes in Melgaço, in order to find an efficient solution on the projection of Alvarinho wine like brand, not only of wine, synonymous not only a search for local economic projection, but mostly use the architecture coupled with Alvarinho as a way of transmitting culture and vanguard.
Descrição: Dissertação de mestrado em Arquitectura.
Exame público realizado em 14 de Janeiro de 2014.
URI: http://hdl.handle.net/11067/3442
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-FAA] Dissertações

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