Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/3430
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Maria Suzana Faropor
dc.contributor.advisorRapagão, João Paulo Menezes Dias Pereirapor
dc.contributor.authorCoelho, Pascal Alves-
dc.date.accessioned2017-07-20T15:06:21Z-
dc.date.available2017-07-20T15:06:21Z-
dc.date.issued2013-05-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/3430-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Arquitectura.por
dc.descriptionExame público realizado em 30 de Maio de 2013.por
dc.description.abstractEsta dissertação investiga os mecanismos e os instrumentos de valorização de um determinado produto, neste caso específico o vinho, através da Arquitectura. O visitante passa a ser visto como o principal incitador de uma cultura que apenas no século XXI começou a suscitar o interesse das massas turísticas. Esta mudança de cenário deve-se a uma requalificação do património vitícola, mas também à criação e adopção deste como imagem de marca, de forma a valorizar e criar sustentabilidade económica de um produto possuidor de um valor cultural inestimável, suportado por ia na história de milénios. Assume-se então uma multidisciplinaridade na abordagem do tema, na procura da relação entre diversas temáticas relacionadas com o vinho, desde o estudo da história do vinho, passando pela imagética no mundo do marketing vitícola e acabando aio aprofundamento dos valores do Enoturismo e das suas capacidades de incremento e crescimento neste tipo de turismo, sustentado nos casos de referência, o Loisium Hotel de Steven HolI, e a Quinta da Pacheca de Afonso Pimentel, que, dentro do mesmo enquadramento, mostram vertentes bem diferentes na abordagem da gestão da imagem, adaptando a aprendizagem sobre o tema num caso de estudo criado pelo candidato na Quinta do Feital, localizada em Seixas, no concelho de Caminha. A intenção do candidato baseia-se desta forma na procura de recuperar, ampliar e dinamizar a cultura do vinho no Alto Minho, com a Arquitectura no papel de mediador, articulando e evidenciando conceitos e expondo-os no campo teórico e prático, formando uma estratégia assinalável e sustentável através do tema do vinho, não apenas do produto, mas também através do turismo e da própria imagem de marca.por
dc.description.abstractThe dissertation investigates the rnechanisrns and instrurnents of promotion a particular product, in this case the wine through architecture. The visitor is seen as the main instigator of a culture that only the twenty-first century began to attract the interest of the tourist rnasses. This change of scenery due to a reclassification of vinicultural heritage, but also the creation and adoption of this as brand image in order o create value and economic sustainability of a product possessing a priceless cultural valse, backed by a history of millennia. It is assumed then a rnultidisciplinary approach to the theme, Iooking at the relationship between various topics related to wine, from the study of the history of wine, through the imagery in the rnarketing world vineyard and ending at deepening the values of wine tourism and its capabilities and increase growth in this type of tourism, sustained in cases of reference, the Hotel Loisium Steven Holl, and Quinta da Pacheca Afonso Pimentel, who, within the same framework, show very different aspects in the approach to image management, adapting learning about the subject in a case study created by the candidate in the Quinta do Feital, Seixas located in the municipality of Caminha. The intention of the applicant relies thus on demand to recover, expand and boost the culture of wine in the Alto Minho, with Architecture in the role of rnediator, articulating and demonstrating concepts and exposing them in the theoretical and practical forming a strategy remarkable and sustainable through the wine theme, not only the product but also through tourism and own brand image.en
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectArquitecturapor
dc.subjectArquitectura e turismopor
dc.subjectEnoturismopor
dc.subjectEdifícios de armazenamentopor
dc.subjectAdegapor
dc.subjectArquitectura vernacularpor
dc.subjectReabilitação de edifíciopor
dc.subjectAdegas vinícolaspor
dc.subjectPatrimónio arquitectónicopor
dc.subjectCaminhapor
dc.titleArquitectura e a valorização do vinho : uma adega em Seixaspor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
Aparece nas colecções:[ULP-FAA] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de mestrado.pdf26,56 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.