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dc.contributor.advisorFabião, Henrique Jorge Gonçalvespor
dc.contributor.authorCruz, Andreia Daniela da Silva-
dc.date.accessioned2017-07-07T10:14:10Z-
dc.date.available2017-07-07T10:14:10Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/3417-
dc.descriptionMestrado Integrado em Arquitecturapor
dc.descriptionExame público realizado em 23 de Maio de 2017por
dc.description.abstractA seguinte dissertação pretende contribuir com uma proposta e uma metodologia de trabalho, para um planeamento da identidade visual dos centros históricos. Para isso utilizou-se como exemplo o Quarteirão Chã do centro histórico do Porto, local sugerido pelos professores da Unidade Curricular de Projeto III. Uma vez que, o Porto, é uma cidade onde a cor está espelhada em todas as fachadas, nada melhor do que desenvolver tal problemática. Comparar o centro histórico do Porto, em particular o quarteirão, com algumas experiências internacionais e nacionais, foi importante para melhor se compreendem o que foi feito e o que ainda há para fazer. Assim, para este projeto de investigação ser devidamente fundamentado, recorremos a distintas obras literárias e também a trabalho de campo. Ao longo da dissertação, percebemos que a cor não está ligada a questões meramente estéticas, como a moda ou gostos pessoais, a cor é muito mais do que isso, ela é a identidade de um lugar, acrescenta autenticidade ao lugar, e acima de tudo carateriza um espaço. Perante isto, construímos, com base nas nossas investigações, uma paleta cromática para o quarteirão. Como conclusão principal, temos que a cor é um elemento fundamental na arquitetura, e quando a ligamos às questões patrimoniais e históricas, esta ganha outra envolvência, e torna-se fundamental trabalhar as questões cromáticas. Assim, para preservamos a autenticidade e a identidade de um lugar, torna-se essencial um estudo teórico e científico da cor, para que desta forma as fachadas, e toda a envolvente sejam preservadas da melhor maneira.por
dc.description.abstractThe following dissertation aims to contribute with a proposal and a work methodology, for a planning of the visual identity of historical centres. For this it was used as an example the Quarteirão Chã of Porto's historic centre, location suggested by the teachers of the Course Unit of Project III. Once, Porto is a town where the color is spread in all fronts, nothing better than developing such problems. Compare the historic centre of Porto, in particular the block, with some international and national experiences, it was important to better understand what has been done and what remains to do. So, for this research project be properly substantiated, we use different literary works and also the field work. Throughout the dissertation, we realize that the color is not linked purely aesthetic issues, like fashion or personal tastes, the color is much more than that, She is the identity of a place, adds authenticity to the place, and most of all features a space. Given this, we build, based on our investigations, a chromatic palette for the block. As main conclusion, we have that the color is a key element in architecture, and when we called equity and historical issues, this wins another surroundings, and it is important to work the chromatic issues. So, to preserve the authenticity and identity of a place, it is essential that a theoretical and scientific study of color, so that in this way the facades, and the entire surroundings are preserved in the best way.en
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccessen
dc.subjectReabilitação urbanapor
dc.subjectCentros históricospor
dc.subjectPatrimónio urbanopor
dc.subjectPorto (Portugal)por
dc.titleMateriais e cores tradicionais nos centros históricos : caso de estudo no Quarteirão Chã, Portopor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationVila Nova de Famalicãopor
dc.identifier.tid201725070-
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