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Título: Design de mobiliário : fusão entre a tradição e a contemporaneidade
Autor: Mendes, Mateus Augusto Matos Pinto
Orientador: Oliveira, António Manuel da Costa
Palavras-chave: Design
História do Mobiliário
Mobiliário
Madeira
Data: 2012
Resumo: Esta dissertação visa demonstrar a funcionalidade da fusão entre os diversos estilos de mobiliário e da sua produção, onde as diversas técnicas produtivas manuais e automatizadas, se interligam, mostrando ser de grande importância como fator de competitividade e ao mesmo tempo de preservação de uma identidade cultural imaterial na sociedade em que se inserem. As técnicas apresentadas na elaboração da produção de mobiliário podem ser diversas e os tipos de materiais usados também podem variar, mas a madeira ainda continua a ser dos materiais mais usados incidindo por isso este trabalho na pesquisa e recolha de informação mais direcionada para este tipo de material, bem como os seus derivados e para os utensílios usados, como ferramentas manuais que os entalhadores usam nas técnicas tradicionais e algumas máquinas, mais atuais, utilizadas na produção do mobiliário. O designer neste contexto, intervém de uma forma mais abrangente no sentido em que o seu trabalho passa por ser um trabalho de conjunto que se inter-relaciona com os artesãos com o objetivo de aproximar as diversas técnicas artesanais e tradicionais em que os objetos passam a ter um valor intrínseco e mais humanizado, relacionando-se com os métodos mais industriais no rigor do pormenor realizado pela máquina. Observam-se objectos que contrariam a invasão das peças padronizadas e em série, produzidas conforme as leis de mercado, atribuindo-lhes um toque pessoal e distinto que os façam destacar pela sua excepcionalidade. As empresas estão a apostar cada vez mais no design como fator diferenciador na competitividade e por conseguinte nas novas técnicas produtivas que vão transformando o ritmo de vida dos produtos, podendo ser produzidos quer por forma artesanal como por forma mais mecanizada, atingindo nichos de mercado diferenciados e que reflitam também uma maior qualidade, uma atitude de sustentabilidade que contrarie a substituição rápida de bens, tornando-os duráveis e reforçando a relação de beleza com o objeto atribuindo-lhe um maior valor projectual. Pretendeu-se ainda neste estudo entender como se pode viver, no contexto do capitalismo, reelaborando as bases imateriais e culturais, da nossa sociedade, através das áreas do design e da antropologia. Pretende-se desenvolver uma reflexão sobre as questões relacionadas com as identidades culturais e a diversidade das expressões constituintes da cultura das sociedades nos processos de intervenção de design e no meio de produção artesanal, tentando compreender o fenómeno de estudo, as suas relações com os elementos sociais, nesta sociedade de consumo urbano-industrial em que vivemos.
This paper aims to demonstrate the functionality of the fusion between different styles of furniture and its production, where various manual and automated production techniqucs, interconnect, proving to be of great importance as a factor of competitiveness and at the sarne time preserving a cultural identity immaterial in the society in which they operate...
Descrição: Dissertação de mestrado em Design de Interior e Equipamento.
Exame público realizado em 26 de Novembro de 2012.
URI: http://hdl.handle.net/11067/3381
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-FAA] Dissertações

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