Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/3316
Título: Re-definição de espaços comunitários : as marcas como elementos criadores de identidade urbana
Autor: Costa, Catarina Sofia Carvalho Seara da
Orientador: Infante, Sérgio José Castanheira
Palavras-chave: Espaços públicos
Marketing
Data: 2016
Resumo: Inicialmente pretenderemos analisar dimensão que o poder do marketing arquitetónico pode ter na construção dos lugares e na manutenção destes e de que forma regenera as cidades. O modo como se promove o lugar urbano de maneira a que a imagem seja inovadora para cativar cada vez mais os seus utilizadores habituais e atrair novos. A conceptualização de uma marca urbana para o lugar e assim promover uma nova identidade local é onde a investigação irá incidir maioritariamente. Criar uma imagem, ou identidade particular que faça com que as pessoas reconheçam imediatamente o lugar e que possua características demasiadamente fortes e capazes que todos os utilizadores o queiram consumir de uma forma intensa, quer de forma, profissional, social e privada - gerador de receitas e lugares. A forma como as marcas conseguem invadir, interferir e até redirecionar o nosso quotidiano acaba por ser uma questão social incontornável e é desse modo que tentamos mostrar que podemos aplicar esses conceitos na construção de espaço público. Identificar um lugar pelas suas características e pode afirmá-las como uma marca, conferindo valor acrescentado a esse lugar, tornando-o verdadeiramente atrativo para o utilizador quer seja interno ou externo. O trabalho de Philip Kotler no âmbito do marketing e das estratégias de promoção de marcas e de lugares ajudará a escolher os principais aspetos a desenvolver por forma a relacionar diretamente o potencial da marca com o potencial de atratividade do espaço publico. No que diz respeito ao ensaio prático procuramos introduzir no centro histórico do Porto, uma marca urbana, baseado no conceito de street food market, como conceito de intervenção dar conteúdo às soluções arquitetónicas que também pretenderemos desenvolver como marca.
First of all we intend to analyze the dimension and influence that architectural marketing might have in site promotion and construction and in what way it serves to regenerate cities. As well as promote the urban place so it gets an innovative image increasingly attractiveness to maintain the actual users and get new ones. The research focus will be the conceptualization of a strong urban brand identity in other to promote cities. Create an image or a particular identity that allows users to immediately recognize places and that it has characteristics so strong and capable that all users want to consume intensely, both in professional, social and private way - revenue of content and places. The way brands can invade, interfere with and even redirect our daily lives turns out to be an inescapable social issue so that is how we intend to convert it into the public space project strategy. Be able to identify a place by its specific qualities and therefore can affirm them as a brand, adding value to the place, making it truly attractive to all kind of users, whether internal or external. Philip Kotler’s work on marketing and branding promotion strategies will help us to choose the key aspects to developed in order to directly relate the brand’s potential to the attractiveness of the public space. Regarding to the practical essay we try to introduce in the historic center of Porto an urban brand, based on the concept of street food market, as strategy concept, giving content to the architectural solutions that we also intend to develop as a brand.
Descrição: Mestrado Integrado em Arquitectura
Exame público realizado em 02 de Maio de 2017
URI: http://hdl.handle.net/11067/3316
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULF-FAA] Dissertações

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