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Título: Arquitetura para a infância : o projeto como redutor do acidente
Autor: Ferreira, Carlos José Dinis Alves
Orientador: Santos, Carlos Manuel de Jesus
Palavras-chave: Arquitectura
Jardim de Infância
Data: 2017
Resumo: A arquitetura escolar suscita uma preocupação em sistematizar conceitos, bem como as estratégias do projeto aparecem como uma ferramenta de apoio à conceção do edifício escolar, dando ênfase ao tamanho e aos padrões de habitabilidade do espaço físico edificado. Tradicionalmente, os edifícios escolares seguem um programa de necessidades previamente estabelecidas pelas secretarias da educação, no entanto, uma abordagem participativa no processo de conceção e nas várias etapas do programa arquitetónico pela comunidade educativa – crianças, professores, funcionários, familiares…- vai fomentar a partilha dos saberes e experiências daqueles que vivenciam os espaços, além de incorporar a reflexão sobre o perfil da instituição pretendida. Considerando que todas as crianças, bem como todos os profissionais ligados à educação infantil, passam em média um terço do seu dia no interior da creche/jardim de infância, a qualidade desses edifícios afeta significativamente a vida dos seus usuários. No presente trabalho pretendemos demonstrar que apesar de uma razoável evolução na escolha e aplicação de materiais, na escolha e aplicação da cor, na estruturação dos espaços de vivência dos utentes, ainda existem muitos aspetos onde o acidente pode acontecer com alguma facilidade. Dentro das melhorias que podemos implementar no processo, temos a possibilidade de adotar uma “politica de prevenção”, ao invés de uma “politica de correção”, executada nos programas de manutenção. Assim, as análises e conclusões realizadas nos edifícios para a infância possibilitam-nos clarificar a importância que tem uma correta elaboração do espaço arquitetónico, no seu todo, para a prevenção do acidente, bem como no desenvolvimento integral da criança.
The school architecture raises a concern to systematize concepts and the design of strategies appear as a tool to support the design of the school building, emphasizing the size and habitability standards of physical space built. Traditionally, school buildings follow a needs program previously established by the departments of education, however, a participatory approach in the design process and the various stages of the architectural program for the educational community - children, teachers, staff, family ... - will foster sharing of knowledge and experiences of those who experience the spaces and incorporates reflection on the profile of the desired institution. Whereas all children and all professionals involved in early childhood education, spend on average one third of their day inside the nursery / kindergarten, the quality of buildings significantly affect the lives of its users. In this paper we intend to show that despite reasonable progress in the selection and application of materials, the choice and application of color, in the structuring of living spaces of users, there are still many aspects where the accident can happen with some ease. Within the improvements we can implement the process, we are able to adopt a "policy of prevention," rather than a "correct policy", performed in maintenance programs. Thus, the analysis and conclusions made in buildings for children enable us to clarify the importance of proper preparation of architectural space as a whole, for the prevention of accidents as well as the integral development of the child.
Descrição: Mestrado Integrado em Arquitectura
Exame público realizado em 18 de Abril de 2017
URI: http://hdl.handle.net/11067/3307
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULF-FAA] Dissertações

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