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dc.contributor.advisorVarão, Maria de Fátima Alves Salespor
dc.contributor.authorMoreira, Silvia Cristina Neves-
dc.date.accessioned2013-09-12T11:34:38Z-
dc.date.available2013-09-12T11:34:38Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/328-
dc.descriptionMestrado Integrado em Arquitecturapor
dc.descriptionExame público realizado em 16 de Fevereiro de 2011por
dc.description.abstractNuma sociedade absorvida pela era digital, surgem novas abordagens a partir de novas referências do papel social do museu, da relação entre o museu e os seus utilizadores e da relação entre a forma arquitectónica e as novas ferramentas de comunicação. No século XX, alterou-se a ideia do museu concebido como um depósito de obras de arte e de achados arqueológicos. Com o Museu Guggenheim de F. L. Wright, em Nova Iorque, o Centro Georges Pompidou de Renzo Piano, em Paris e, o Guggenheim de F. Gehry, em Bilbão, a construção do museu identifica-se com a linguagem arquitectónica contemporânea, não apenas como depósito funcional, mas como depósito e conteúdo ao mesmo tempo. Este conceito não deve ser vinculado exclusivamente ao edifício do museu, mas deverá estender-se a todos os lugares que contêm objectos artísticos portadores de conteúdo e, portanto, recipientes. Neste sentido, desempenham um papel fundamental as novas tecnologias da informação e da comunicação, bem como a redefinição do próprio conceito de lugar – a partir do espaço físico para o espaço virtual – permitindo a reflexão sobre uma tipologia de museu difuso no território (conceito com origem italiana) que faz parte de um sistema real, feito de itinerários físicos e aquisição de conhecimentos através do contacto directo com a obra e o habitat, e de um sistema virtual no qual as obras contidas no interior do museu são representadas mediante modernos sistemas tecnológicos. Os objectos no seu local original dão origem a uma malha de relações de itinerários culturais físicos aos quais se sobrepõe uma malha virtual que liga estes pontos, amplifica e clarifica-os, possibilitando a criação de uma identidade simbólica com o lugar. A dissertação termina com a análise de uma proposta de um museu difuso na cidade de Milão, em Itália.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMuseus - Arquitecturapor
dc.subjectEspaço culturalpor
dc.titleItinerários culturais : o museu difusopor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationVila Nova de Famalicãopor
Aparece nas colecções:[ULF-FAA] Dissertações

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