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dc.contributor.advisorCandela Suaréz, Maríapor
dc.contributor.authorTrabulo, Maria Leonor Ramos Tomé de Almeida-
dc.date.accessioned2017-05-05T11:38:14Z-
dc.date.available2017-05-05T11:38:14Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/3278-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Arquitectura.por
dc.descriptionExame público realizado em 3 de Maio de 2017, às 15H30.por
dc.description.abstractA Arquitectura encontra no Cinema vários paralelismos que fazem com que estas duas artes se unam, contagiando-se reciprocamente. O movimento no espaço, resultante da introdução do tempo, é um ponto comum que liga estas artes. Esta dissertação procura explicar e demonstrar a relação existente entre a arquitectura e o cinema e o modo como o espectador experiência o espaço quer na arquitectura, quer no cinema, através do movimento. Tanto na Arquitectura como no Cinema a experimentação do espaço em movimento assume diferentes interpretações e significados, dependendo da forma como é percecionado pelo observador. O acto de percorrer o espaço, evidente nestas duas artes, leva a que se faça a associação da noção de Promenade Architecturale, de Le Corbusier na arquitectura, com o conceito Travelling, utilizado no cinema. Neste sentido, pretende-se explicar a relação dos conceitos referidos anteriormente. Os conceitos que unem estas duas artes serão utilizados como categorias de análise no estudo de casos para, posteriormente, serem convertidos em estratégias projectuais. Estas serão aplicadas num ensaio projectual que poderão ser, ainda, extrapoladas a mais objectos. Para isso, serão estudados obras de arquitectos com discurso cinematográfico, e cineastas com interesse na arquitectura, bem como as suas obras, que partilham teorias e conceitos.por
dc.description.abstractArchitecture finds in cinema several parallels that cause these two arts to unite, affecting. The movement in space, as a result from the introduction of time, is a common point connecting these arts. This dissertation seeks to explain and demonstrate the relationship between architecture and cinema and how the spectator experiences space in architecture and cinema through movement. Both in Architecture and Cinema the experimentation of space in movement assumes different interpretations and meanings, depending on the way it is perceived by the observer. The act of traveling through space, evident in these two arts, leads to the association of the Promenade Architecturale concept by Le Corbusier’s architecture, with the Traveling concept, used in cinema. In this subject, it is intended to explain the relation of the previously mentioned concepts. The concepts that unite these two arts will be used as categories of analysis in the study cases to later be converted into projectual strategies. These will be applied in a project that can be extrapolated to other objects. For this, it will be studied works by architects with cinematographic discourse, and filmmakers with an interest in architecture, as well as their works, which share theories and concepts.en
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectArquitecturapor
dc.subjectArquitectura e cinemapor
dc.subjectTeoria da arquitecturapor
dc.subjectArquitectura sensorialpor
dc.titlePromenade architecturale : paralelismos hápticos na Arquitectura e no Cinemapor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
dc.identifier.tid201696916-
dc.identifier.tid201696916-
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