Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/3159
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Luís Manuel Pires, 1958-por
dc.contributor.authorSoledade, Diogo Fernandes Maia da, 1986-por
dc.date.accessioned2017-04-06T19:08:49Z-
dc.date.available2017-04-06T19:08:49Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/3159-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2013por
dc.descriptionExame público realizado em 30 de Outubro de 2013por
dc.description.abstractNesta dissertação são abordadas as duas imagens arquitectónicas presentes na obra de Adelino Nunes enquanto arquitecto no período do Estado Novo, pretendendo-se demonstrar a capacidade de adaptação deste arquitecto aos desafios que lhe eram propostos. Recorrendo a um universo de estudo composto por propostas urbanas e arquitectónicas, são consideradas, neste trabalho, diversas obras que merecem um lugar de destaque e que se tornam elementos colaborantes para a construção das imagens na obra de Adelino Nunes. Nesse sentido, os discursos arquitectónicos de Jorge Segurado, Carlos Ramos e Porfírio Pardal Monteiro são determinantes como modelos e, como tal, também nos debruçaremos no seu percurso e respectivo trabalho enquanto construtores de uma imagem de modernidade que se pretendia para Portugal e de extrema importância, sobretudo no caso dos dois primeiros, na influência que tiveram na construção de uma imagem modernista na obra de Adelino Nunes. Tendo em particular atenção a obra desenvolvida por Adelino Nunes no âmbito da CNE/CTT, são estudados dois edifícios maiores da sua obra, a Estação dos CTT do Estoril e o Palácio das Comunicações de Lisboa, representantes das duas linguagens praticadas por este arquitecto e analisados enquanto casos de estudo.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMovimento moderno (Arquitectura) - Portugalpor
dc.subjectNacionalismo e arquitectura - Portugalpor
dc.subjectNunes, Adelino, 1903-1948 - Crítica e interpretaçãopor
dc.titleModernidade e nacionalismo como processos de representação na obra de Adelino Nunespor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201734761por
Aparece nas colecções:[ULL-FAA] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mia_diogo_soledade_dissertacao.pdf
  Restricted Access
Dissertação6,21 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.