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dc.contributor.advisorCandela Suaréz, Maríasp
dc.contributor.authorSoares, João Guilherme de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-04-04T09:34:46Z-
dc.date.available2017-04-04T09:34:46Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/3114-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Arquitectura.por
dc.descriptionExame público realizado em 29 de Março de 2017, às 15H30.por
dc.description.abstractEste trabalho propõe ser uma reflexão sobre a importância da experiência do corpo humano no espaço arquitectónico e como isso pode influenciar a maneira de pensar e projectar a arquitectura. Durante a interacção entre o corpo humano e a arquitectura, os sentidos sensoriais surgem como os principais instrumentos que possibilitam uma experiência háptica. Dentro desses sentidos destacam-se o tacto, o cinestésico, a visão e a audição que ajudam na percepção do espaço arquitectónico. No entanto a percepção arquitectónica é influenciada pelos elementos que constituem o corpo da arquitectura, em que a Luz surge como o principal material cuja sua manipulação com os restantes elementos (espaço, matéria, textura, cor e sombra) altera a percepção do espaço arquitectónico. O principal objectivo deste trabalho é perceber como os sentidos ajudam a produzir uma percepção arquitectónica, e como a experiência pode ser manipulada projectualmente. Para isso, será experienciado um conjunto de obras de arquitectura nacionais, para poder descrever e analisar as sensações hápticas do utilizador e o papel da luz no espaço. A teoria desenvolvida e as estratégias projectuais estudadas nos casos de estudo e obras visitadas serão aplicadas num ensaio projectual que servirá como ferramenta de verificação do conteúdo da dissertação. O ensaio consiste na projecção de dois edifícios, um Albergue e uma Capela para peregrinos dos Caminhos de Santiago de Compostela na cidade de Matosinhos.por
dc.description.abstractThis work aims to be a reflection on the importance of the experience of the human body in architectural space and how it can influence the way of thinking and designing the architecture. During the interaction between the human body and architecture, the sensory senses emerge as the main tools that enable haptic experience. Within these senses include the touch, kinesthetic, vision and hearing to help in the perception of architectural space. However, the perception is influenced by the architectural elements that constitute the body of architecture, in which the light emerges as the main material that by handling with other elements (space, material, texture, color and shade) alters the perception of the architectural space. The main objective of this work is to understand how the senses help producing an architectural perception, and how the experience can be manipulated in a projectual way. For this, it was experienced a set of national architectural works, to be able to describe and analyze the haptic sensations of the user and the role of light in the space. The developed theory and projective strategies studied in the study cases and visited works will be implemented on a project that will serve as a test verification tool of the dissertation content. The test consists in a projection of two buildings, a Hostel and a Chapel for pilgrims of the St. James’s Ways in the city of Matosinhos.en
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectArquitecturapor
dc.subjectTeoria da arquitecturapor
dc.subjectArquitectura e luzpor
dc.subjectArquitectura sensorialpor
dc.titleCorpo, Espaço e Arquitectura : ferramentas de projecto para potenciar a experiência háptica : proposta de intervenção em Matosinhos no Caminho de Santiagopor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
dc.identifier.tid201677504-
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