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dc.contributor.advisorAlves, Francisco Peixotopor
dc.contributor.authorBarros, Bruno Emanuel dos Santos Figueiredo de-
dc.date.accessioned2017-04-04T09:21:44Z-
dc.date.available2017-04-04T09:21:44Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/3113-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Arquitectura.por
dc.descriptionExame público realizado em 29 de Março de 2017, às 17h00.por
dc.description.abstractEstudamos o princípio de criatividade, aplicado no conceito de cidade criativa como fator fundamental para a regeneração dos Centros Históricos. Com isto, procedeu-se a uma análise da evolução do fenómeno de desertificação, dos fatores de declínio, cada vez mais presentes e percetíveis nos centros históricos, com uma maior incidência nas temáticas da habitação e do comércio, e da consequente necessidade de regeneração urbana. Por fim são mencionados alguns exemplos de medidas publicas centradas nas premissas da habitação e comércio e o papel desempenhado na regeneração urbana, com a apresentação de casos de sucesso em Portugal. Em seguida, numa segunda parte, foram explorados o conceito de criatividade, assim como inseridos neste, os conceitos de industrias criativas, cidades criativas, e mais concretamente com a exploração do conceito de cluster criativo como fator potenciador da atratividade, de preservação e valorização da imagem da cidade enquanto produto, visando o retorno da população perdida então para zonas mais periféricas. Com base nestes conceitos, apresentou-se o conceito de cluster, considerando-o como fator fundamental para a potenciação económica, social e cultural dos Centros históricos, no entanto, o ensaio projectual centra-se não na totalidade de um Cluster, mas num complexo, elemento integrante de um cluster, composto por habitação, comércio de proximidade, e por equipamento destinado a uma incubadora de empresas, localizados no centro histórico de Santa Maria da Feira, denominado de WORKHABIT de carácter criativo.por
dc.description.abstractWe studied the principle of creativity, applied to the concept of creative city as a key factor for regeneration of Historical Centres. With this, we made an analysis of the evolution of the desertification phenomenon, the decline factors, increasingly present and perceptible in the historical centres, focusing more on the housing and trade subjects, and the consequential need for public regeneration. Finally, we mentioned a few examples of public measures regarding the premises of housing and trade and the role played in urban regeneration, by presenting some successful examples in Portugal. Following that, as a second chapter, we explored the concept of creativity, as well as the related concepts of creative industries and creative cities, and more specifically the study of the concept of creative cluster as a leverage effect for attractiveness, preservation and valorisation of the depiction of the city as a product, aiming at the return of the then lost population to more peripheral zones. Based on these concepts, we presented the concept of cluster, considering it as a key factor towards economic, social and cultural maximization of historical Centres, however, the projectual rehersal centres itself not in the Cluster as a whole, but in a complex, integrating element of a cluster, consisting of housing, proximity trade and equipment meant for a company incubator, located in the historical center of Santa Maria da Feira, named WORKHABIT of creative character.en
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectArquitecturapor
dc.subjectPlaneamento urbanopor
dc.subjectDesenvolvimento urbanopor
dc.subjectDesenvolvimento culturalpor
dc.subjectHabitarpor
dc.subjectCentro históricopor
dc.subjectSanta Maria da Feirapor
dc.titleO Cluster criativo como factor de regeneração habitacional dos Centros Históricos : o caso de Santa Maria da Feirapor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
dc.identifier.tid201677415-
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