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Título: Paisagem no cinema e os espaços cinemáticos na arquitectura : laboratório de cinema Melgaço
Autor: João, Carlos Alberto Fernandes
Orientador: Lima, Cláudia Sofia Gonçalves Ferreira
Palavras-chave: Arquitectura
Arquitectura e paisagem
Paisagem urbana
Arquitectura e cinema
Perspectiva
Imagem
Data: 31-Mar-2017
Resumo: A paisagem e o cenário que sobrevive da historia de um lugar origem e transformação natureza e expressão física do espaço existencial do Homem. O seu sistema dinâmico confere-lhe uma atmosfera própria, expressa pelas formas, volumes, luz, movimentos, sons, etc. O cinema não se confunde com as outras artes visuais. É exímio na habilidade de criar uma ilusão realista do espaço. O que visualizamos é uma representação gerada pela manipulação do espaço e tempo, de modo a obter uma imagem em movimento que funcione como veículo perceptivo dos valores espaciais e cinemáticos das paisagens. Assim, esta dissertação procurará reflectir sobre a paisagem no cinema: uma representação visual da paisagem enquanto unidade, capaz de contribuir para a problematização da experiência corporal no espaço (natural e urbano) e a relação entre a arquitectura, paisagem e a imagem em movimento. Procura-se compreender de que modo a linguagem cinematográfica poderá contribuir para uma experiência sensível das atmosferas urbanas, e como é que esta pode encontrar o seu caminho no processo operativo e conceptual da prática arquitectónica. O objecto deste estudo incide na utilização do filme como um olhar mecânico, através do qual observamos os lugares e os espaços urbanos, revelando a passagem do tempo e a transformação da paisagem. Através deste estudo foi possível compreender os modos como a paisagem no cinema consegue desencadear novas formas de interpretação, compreensão e amplificação da espacialidade arquitectónica que envolve o Homem, sendo que o processo filmico pode ser analisado e reportado para o processo arquitectónico para uma melhor compreensão da prática projectual.
Landscape is the setting that outlives the history of a place, origin and transformation, nature and physical expression of Man’s existential space. lts dynamic system gives it a unique atmosphere, expressed by forms, volumes, light, motion, sounds, etc. Film should not be confounded with the other visual arts. lt excels in the ability of creating realistic illusions of space. What is visualized is a representation generated by manipulation of space and time, in order to obtain a moving image that functions as a perceptive vehicle of spatial and cinematic space values of landscapes. In that sense, this dissertation seeks to reflect upon the landscape in film, a visual representation of the landscape as a unit, able to contribute for the questioning of the physical experience in space (natural and urban) and the relationship between architecture, landscape and moving image. We have tried to understand how the cinematic language is able to contribute to a sensory experience of urban atmospheres, and how can this find its way into the operating and conceptual process of architectural practice. The purpose of this study focuses on the use of film as a “mechanical view” through which places and urban spaces are observed, revealing the passage of time and the landscape transformation. Findings point out that the landscape in film triggers new forms of interpretation, understanding and amplification of the architectural spatiality that involves Man, we can anticipate the value of the filmic process to the design process, as an instrument for better understanding the cinematographic role in making design decisions - conceptually.
Descrição: Dissertação de mestrado em Arquitectura.
URI: http://hdl.handle.net/11067/3102
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-FAA] Dissertações

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