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Título: O hub de transporte, promotor criativo de conexão cultural na cidade [Documento electrónico] : O H-TC2 em Aveiro
Autor: Paiva, Kévin
Orientador: Alves, Francisco Peixoto
Melo, Ricardo Pereira Vieira de
Palavras-chave: Arquitectura
Planeamento urbano
Desenvolvimento urbano
Desenvolvimento cultural
Mobilidade urbana
Aveiro
Data: 23-Mar-2017
Resumo: A criatividade, hoje em dia, não se restringe apenas à área das artes, alastra-se como uma nova geração, denominada de classe criativa. Com efeito, toma-se necessário entender o impacto deste novo conjunto de profissionais no âmbito do estrutura económica, cultural e social do sociedade, através de teorias de autores como Richard Florida e Charles Landry. O pensamento criativo é revalorizado numa nova dimensão económica que promove, por consequência, uma nova idealização da cidade enquanto centro criativo, aberto a uma regeneração dos valores tradicionais. Assim, estuda-se a mobilidade e a cultura criativa: o primeiro assenta no necessidade de reestruturar o modo como a cidade utiliza os transportes, graças à análise de autores como Brian Richards; o segundo aborda, através do teoria de Ray e Anderson, a ascensão de uma nova vertente cultural assente em novas indústrias culturais criativas capazes de conferir identidade e mais-valia para as diversas zonas do cidade. Com base nesses entendimentos, apresenta-se um ensaio projetual, o H-TC2, localizado em Aveiro, como exercício prático, no âmbito da arquitetura, na implementação dos soluções encontradas na mobilidade e cultura criativa enquanto fator de regeneração urbana.
De nos jours, la créativité ne se restreint plus seulement à l’univers artistique, au contraire elle gagne de l’ampleur en tant que classe indépendante, dénommée classe créative. Il est donc nécessaire de comprendre l’impact de cet ensemble professionnel dans le cadre de la structure économique, culturelle, et sociale de la société, ceci grâce aux théories d’auteurs comme Richard Florida et Charles Landry. La pensée créative est alors perçue sous une nouvelle dimension économique qui met en avant une idéalisation innovatrice de l’espace urbain en tant que coeur et centre créatif de régénération urbaine des valeurs traditionnelles. On étudie donc la mobilité et la culture créative: la première repose sur le besoin de restructurer la manière dont la ville se sert de ses transports urbains, à travers l’analyse d’oeuvres d’auteurs comme Brian Richards; la seconde aborde, grâce à la théorie de Ray et Anderson, l’émergence d’une nouvelle dimension culturelle basée sur les industries culturelles créatives, capables de conférer une identité aux diverses zones de la ville. En se basant sur ces apprentissages, le document qui suit présente un projet, le H-TC2, situé à Aveiro, sous la forme d’un exercice pratique appartenant au domaine de l’architecture, avec l’objectif de mettre en oeuvre les concepts de mobilité et culture créatives en tant que moteurs de régénération urbaine.
Descrição: Dissertação de mestrado em Arquitectura.
Exame público realizado em 2013.
URI: http://hdl.handle.net/11067/3032
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-FAA] Dissertações

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