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dc.contributor.advisorLeite, Teresa Paula Rodrigues de Oliveira, 1964-por
dc.contributor.advisorFreire, Marina Moreira, 1972-por
dc.contributor.authorMonteiro, Raquel Sofia Carvalho, 1992-por
dc.date.accessioned2017-03-15T16:20:42Z-
dc.date.available2017-03-15T16:20:42Z-
dc.date.issued2017-03-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2920-
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2016por
dc.descriptionExame público realizado em 8 de Março de 2017por
dc.descriptionPor razões éticas e deontológicas, o documento apenas se encontra disponível parcialmente.por
dc.description.abstractA aplicação da musicoterapia tem sido cada vez mais frequente nas áreas educacional e social em indivíduos com necessidades educativas especiais. Para um público-alvo como as crianças, a musicoterapia revela-se mais-valia permitindo trabalhar problemas como perturbações do espectro do autismo, atraso global do desenvolvimento, perturbações do comportamento, défice de atenção e hiperatividade através de uma experiencia lúdica e positiva. O estudo apresentado tem como objetivo a aplicação da musicoterapia em meio escolar em indivíduos com perturbações do espectro do autismo, perturbações do comportamento e multideficiência. O presente trabalho destaca dois estudos de caso que foram desenvolvidos em meio escolar com uma criança de dez anos de idade com perturbações do espectro do autismo e com uma adolescente de 16 anos de idade com multideficiência. Os indivíduos tiveram duas sessões individuais por semana com trinta e quarenta e cinco minutos respetivamente, com o objetivo de melhorar a sua qualidade de vida através da partilha de experiências musicais positivas que fossem ao encontro do Programa Educativo Individual de cada aluno. A avaliação foi feita de forma qualitativa, através de observação direta e do preenchimento de uma grelha que permite avaliar os comportamentos dos indivíduos. As intervenções decorreram ao longo de todo o ano letivo e os resultados revelaram-se positivos nos dois casos mencionados.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCrianças autistaspor
dc.subjectMusicoterapia para criançaspor
dc.subjectAgrupamento de Escolas de São Gonçalo (Torres Vedras, Portugal) Ensino e estudo (Estágio)por
dc.titleA musicoterapia em contexto escolar : perturbações do comportamento, espectro do autismo e multideficiênciapor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201667894por
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

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