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dc.contributor.advisorLeite, Teresa Paula Rodrigues de Oliveira, 1964-por
dc.contributor.authorLoureiro, Marta Faria, 1989-por
dc.date.accessioned2017-03-14T20:42:03Z-
dc.date.available2017-03-14T20:42:03Z-
dc.date.issued2017-03-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2919-
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2016por
dc.descriptionExame público realizado em 8 de Março de 2017por
dc.descriptionPor razões éticas e deontológicas, o documento apenas se encontra disponível parcialmente.-
dc.description.abstractO presente relatório procura refletir sobre a intervenção musicoterapêutica na instituição CERCIOEIRAS, no núcleo terapêutico e bem-estar (NTB) e centra-se nas perturbações do desenvolvimento intelectual de jovens e adultos. Ao longo de cerca de nove meses foram efetuadas sessões individuais com nove clientes, sendo descritos mais aprofundadamente dois casos clínicos com quadros de perturbação do desenvolvimento intelectual profunda. A avaliação do progresso terapêutico dos clientes foi feita através de observação direta nas sessões e também através da aplicação de uma grelha de observação. A técnica central utilizada foi a improvisação livre juntamente com a escuta musical. No contexto da intervenção direta foram abordados os seguintes domínios: desenvolvimento das funções cognitivas e musicais, mobilização do cliente para as atividades a desenvolver na instituição, interesse pelos estímulos e propostas do meio envolvente e a facilitação do relacionamento interpessoal através da música. No geral, os resultados demonstram um desenvolvimento positivo nas competências relacionais dos clientes e uma redução significativa de atos estereotipados. Pode concluir-se que a musicoterapia tem uma influência positiva nos clientes com perturbações do desenvolvimento intelectual, ainda que a intervenção tenha sido circunscrita aos limites temporais de um estágio académico, deixando por descobrir resultados mais significativos.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPessoas com deficiência mental - Assistência em instituições - Portugalpor
dc.subjectMusicoterapiapor
dc.subjectCooperativa de Educação e Reabilitação do Cidadão Inadaptado (Oeiras, Portugal) - Ensino e Estudo (Estágio)por
dc.titleNo silêncio há som : musicoterapia em jovens e adultos com perturbações do desenvolvimento intelectualpor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201667878por
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] Dissertações

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