Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/2807
Título: Personalidade, bem-estar subjectivo e inteligência em adolescentes
Autor: Sá, Laura da Conceição Ferreira Pereira de
Orientador: Moreira, Paulo Alexandre Soares
Palavras-chave: Psicologia
Psicologia clínica
Teste psicológico - Escala Breve de Satisfação com a Vida
Teste psicológico - Escala Breve de Satisfação com o Suporte Social
Teste psicológico - Escala de Tonalidade Emocional
Teste psicológico - KIDSCREN 10
Teste psicológico - Aptidões Mentais Primárias (Thurstone, 2000)
Personalidade
Bem estar
Adolescentes
Inteligência
Data: 13-Fev-2017
Resumo: A investigação tem revelado que as dimensões de personalidade do modelo psicobiológico de Cloninger são um forte preditor de Bem-estar Subjectivo em adultos. Acresce que estudos recentes têm demonstrado relações entre inteligência e personalidade Apesar disso, o modelo psicobiológico de personalidade nunca foi utilizado na avaliação da correlação entre personalidade e BES em adolescentes, nem na avaliação da correlação entre personalidade e inteligência. O objectivo deste estudo foi avaliar a correlação entre as dimensões do modelo psicobiológico da personalidade, o BES e a inteligência em adolescentes. Participaram neste estudo 711 alunos de Escolas Seeundárias Portuguesas. A personalidade foi avaliada através da versão portuguesa do Inventário de Temperamento e Personalidade (Júnior) e do Inventário de Temperamento e Carácter (TCI) consoante a idade tosse, respeetivamente, menor que 17 anos e maior ou igual a 17 anos. Para a avaliação do BlS, os partieipantes completaram quatro escalas: Escala Breve de Satisfação com a Vida, kseala l3reve de Satisfação com o Suporte Social, Escala de Tonalidade Emocional e Kll)SCRHkN 10. A inteligência foi avaliada através do teste de Aptidões Mentais Primárias (lhurstone, 2000) (PMA V, PMA E, PMA R, PMA N e PMA E) e da Prova de Vocabulário da WIS( ‘—III 00 da WAIS III, conforme a idade dos alunos fosse, respectivamente, menor que 7 anos e maior ou igual a 17 anos, os resultados revelaram que as dimensões (NS) e (1—IA) esiflo negal ivainente correlacionadas com o 13ES e as dimensões (RD), (PS), (SI)) e (CO) esifio posilivamenle correlacionadas com o BES. O BES não está relacionado com a inteligência. Entre personalidade e inteligência não verificámos fortes correlações. As dimensões de temperamento (NS), (FIA) e (PS) não apresentaram eorrelações estatistieamente significativas com a inteligência. As dimensões de carácter (SI)) e (SI’) apresentaram eorrelações estatisticamente significativas com a inteligência. Constatámos, todavia, que nos rapazes a inteligência está mais relacionada com a personalidade do que nas raparigas, principalmente, na dimensão de temperamento (RI)) e na dimensão de carácter (ST). Estes resultados são relevantes para a compreensão das especificidades desenvolvimentais associadas à relação entre personalidade, BES e inteligência.
Research has shown that thc personality dirnensions of Cloninger’s psychobiological modo! is a strong predictor of subjective wcll-being (SWB) in adults. Moreover, recent siudies have dcrnonstrated relationships bctwccn intclligence and pcrsonality Nevertheless, lie psychobiological model of pcrsonality has nevcr bccn uscd in evaluating the correlation hctwccn personality and SWB in adolescents or in thc cvaluation of the relationship bctwccn personality and inteiligence. The aim of this study was to evaluate the correlation bctween the dinwnsions of the psychobiological model of personality, SWI3 and inteiligence in adolescents. Participatcd in this study 711 students from portuguese Secondary Schools. Personality was asscsscd using the Portuguese version of the Ternperarnent and Personality Invcntory (Junior) and the Temperarnent and Character Inventory (TCI) according to age werc, rcspcctively, less than 17 years and greater than or equal to 17 ycars. For the cvaluation of SWB, participants completed four scalcs: Bricf Satisfaction with Life Scale, 13rief Satisfaction with Social Support, Emotional ‘Fone Scalc and Kidscreen 10. Intelligence was assesscd using the Primary Mental Skills Tcst (Thurstone, 2000) (V PM.A, 5 PMA, R PMA, N PMÁ and F PMA) and the WISC III Vocabulary Test or WAIS-III, according to the age of students wcrc, respectively, less than 17 ycars and greater than or equal to 17 years. The resuks revealcd that the dimensions (NS) and (HÁ) are ncgatively correlated with SWB, and the dirncntions (RD), (PS), (SD) and (CO) are positivcly correlated with SWB. The SWI3 is not rclatcd to inteiligence. Between personality and intelligence we didn’t find a strong correlation. The temperarncnt dimensions (NS) (1-IA) and (P5) showed no statistically significant correlations with intclligcncc. lhe character dirnensions (SD) and (ST) showed statistically significant correlations with intcfligcncc. Wc noted, howevcr, that thc intelligence in boys is related more to pcrsonality than in girls, especially in the dimcnsion of temperarnent (RI)) and the character dirnension (SI’). These resutts are relevant for understanding thc developmental characteristics associated with thc rclationship hetween personality, intelligence and 5W13.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica.
Exame público realizado em 29 de Março de 2012 pelas 16h00.
URI: http://hdl.handle.net/11067/2807
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

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